Bastonária dos Enfermeiros anuncia recandidatura ao cargo

Apesar de acusações sobre extrapolação de funções da bastonária e a realização de uma sindicância à Ordem, Ana Rita Cavaco assume a recandidatura à liderança da Ordem dos Enfermeiros.

Foto
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, junto de enfermeiras em greve no Hospital Santa Maria, em Lisboa MIGUEL A. LOPES

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, anunciou este sábado no Porto a sua recandidatura ao cargo nas eleições que vão decorrer dentro de seis meses.

“Eu estou aqui inteira, livre, como sempre estive, para vos dizer que podem contar comigo para mais quatro anos se essa for a vossa vontade. Se essa for a vontade dos enfermeiros portugueses”, afirmou Ana Rita Cavaco no seu discurso de encerramento da I Convenção Internacional dos Enfermeiros, que termina este sábado no Porto.

A bastonária assume assim, pela primeira vez, a recandidatura à liderança da Ordem dos Enfermeiros, num momento de particular crispação com a ministra da Saúde, após insinuações sobre extrapolação de funções da bastonária e a realização de uma sindicância à Ordem.

Ana Rita Cavaco fez um balanço do seu mandato, comparando-o a uma viagem “improvável” e com “lutas desgastantes”. “Foi uma bonita viagem. Dura, mas bonita. Voltava a fazê-la, mesmo sabendo que teria de pagar o preço por estar inequivocamente ao vosso lado”, disse.

A bastonária assume que deu a cara “por um tempo novo”, sentido a sua missão cumprida, porque “os enfermeiros perderam o medo de resistir”.

A representante dos enfermeiros rejeitou ainda “falsos consensos ou silêncios hipócritas” e insistiu que “não há regulação da profissão sem assegurar o número mínimo de enfermeiros nos serviços” e também não existe regulação “sem a capacidade de perceber que os baixos salários influenciam a prestação dos cuidados”.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários