Irlanda é o segundo país a declarar “emergência climática”

Depois do Reino Unido, a República da Irlanda reconheceu oficialmente o estado de “emergência climática”. Esta questão é o “maior desafio” que a humanidade enfrenta e advertiu que se está “a atingir o limite da deterioração ambiental”.

Foto
Eric Gaillard/Reuters

A República da Irlanda reconheceu oficialmente o estado de “emergência climática” como resultado do aquecimento global, tornando-se no segundo pais do mundo a dar esse passo, depois do Reino Unido.

A Câmara dos Deputados de Dublin (Dáil) aprovou esta quinta-feira, 9 de Maio, uma emenda nesse sentido, após proposta do principal partido de oposição, o centrista Fianna Fail, com o apoio do governo conservador. O ministro irlandês para as alterações climáticas, Richard Bruton, sublinhou que esta questão é o “maior desafio” que a humanidade enfrenta e advertiu que se está “a atingir o limite da deterioração ambiental”.

“Tudo se vai deteriorar muito rapidamente, a menos que ajamos imediatamente, porque a janela de oportunidade está a fechar-se”, disse o dirigente democrata-cristão. Bruton lembrou que o debate sobre a mudança climática surgiu graças às “manifestações estudantis” em todo o mundo com a exigência de medidas urgentes dos parlamentos e governos nacionais.

Entre esses jovens activistas destaca-se a adolescente sueca Greta Thunberg, que conseguiu que milhares de estudantes europeus estivessem nas ruas semanalmente para exigir dos seus líderes que avancem com mudanças.

“Notícias fantásticas da Irlanda! Quem é o próximo?”, escreveu Thunberg no Twitter depois de ouvir sobre a decisão tomada pelo Parlamento irlandês. “E lembre-se: #ClimateEmergency significa deixar os combustíveis fósseis no solo”, acrescentou a jovem activista.

O parlamento britânico declarou a 1 de Maio “emergência climática”, sendo o primeiro país a fazê-lo. A decisão é simbólica e surgiu depois de um crescente aumento de manifestações pelo clima, tendo o Governo do Reino Unido anunciado o reforço de medidas para combater as alterações climáticas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários