Há um novo rei da selva… urbana

A moto do estafeta que ziguezagueia entre os carros, a trotinete eléctrica que se atravessa à frente vinda sabe-se lá de onde, o senhor engravatado que sai autocarro de olhos postos no telemóvel. Conduzir em ambiente urbano pode ser uma aventura, uma fonte de preocupações ou simplesmente um pesadelo. Mas terá mesmo de ser assim?

Fotogaleria
D.R.
Fotogaleria
D.R.
Fotogaleria
D.R.
,Veículo híbrido
Fotogaleria
D.R.
Fotogaleria
D.R.
Fotogaleria
D.R.
Fotogaleria
D.R.
Carro
Fotogaleria
, D.R. ,D.R.
,2019 Lexus UX
Fotogaleria
D.R.
,Crossover
Fotogaleria
D.R.

Reinventar o conceito de mobilidade urbana aplicada ao automóvel exige um caderno de encargos complexo e ambicioso. A base terá de ser um SUV, ou não fosse este o segmento de mercado que mais cresce na Europa. A superior altura ao solo proporciona uma acrescida paz de espírito face às “armadilhas” que ainda abundam nas nossas cidades e a maior visibilidade permite “medir” com rigor as passagens nas estreitas ruelas dos centenários centros históricos.

Uma nova linguagem de design, mais arrojada e apelando a um consumidor que procura um estilo de vida dinâmico e contemporâneo, é outro requisito obrigatório. O desenho é, e continuará a ser, o argumento mais relevante na escolha de um automóvel.

Num mundo que vive em constante sobressalto, a agilidade é mais um ingrediente fundamental. Agilidade na ligação com a estrada, mas também na resposta enérgica ao acelerador.

Um casulo que nos aconchega

Foi este o desafio a que a Lexus se propôs e que agora resulta no novo UX 250h. Um SUV urbano por excelência em que o todo supera em muito a soma das partes. O desenho arrojado é apenas o primeiro cartão-de-visita. Há muito para “ver” sob as linhas sensuais, mas sofisticadas. As suas formas compactas, como se deseja num automóvel que se move em ambiente urbano, escondem um interior espaçoso e confortável. Esta constante busca pela perfeição é evidente nos acabamentos de luxo, mas também em detalhes como os pespontos inspirados numa técnica de costura japonesa (sashiko) - que também é utilizada nos trajes de Kendo e Karaté - e até na micro-perfuração da pele (para optimizar a ventilação) com um rigor matemático.

Sofisticação também não é uma palavra vã quando aplicada ao Lexus, tanto no desenho dos elementos que compõem o habitáculo, como nos inúmeros sistemas colocados ao serviço do conforto e bem-estar dos ocupantes. Mas não se preocupe com a carga tecnológica, tudo no UX 250h foi desenvolvido para ser user friendly, um palavrão que, na prática, significa que esta não será nunca uma fonte de ansiedade. A ideia subsequente ao desenvolvimento do UX 250h é a de criar um casulo que proteja os ocupantes das agruras do mundo exterior, mas não isolar o condutor ao ponto de tornar a condução diluída na sua componente “lúdica”. A cuidada insonorização, sublimada pela possibilidade de rolar maioritariamente em modo eléctrico, apela à serenidade e ao conforto acústico. Já os imponentes bancos oferecem uma excelente visibilidade para que, lá fora, nenhum pormenor lhe escape. Enquanto isso, um “batalhão” de auxiliares de condução, assegura que nada ou (quase) ninguém perturba a nossa segurança. Uma espécie de anjos da guarda virtuais que zelam constantemente pelo nosso bem-estar, impedindo que as trotinetes desembestadas, transeuntes desatentos e condutores acometidos de “nervoso” miudinho, estraguem o dia.

Foto
Para uma experiência de condução mais dinâmica e desportiva, descubra UX 250h F SPORT. D.R.

Prazer sem filtro

Por outro lado, quem segue aos comandos do UX 250h sabe que tem à sua disposição uns enérgicos 184 cv, mérito do sistema híbrido (self charging hybrid), que garante uma resposta instantânea às solicitações do “piloto”. Mais uma vez, a tecnologia colocada ao serviço do ser humano proporciona uma experiência de condução única, quase sem filtros que não os estritamente necessários. A resposta aos inputs do condutor foi estudada ao longo de todo o processo de desenvolvimento, resultando num comportamento excepcional em todo o tipo de terreno. Sim, convém não esquecer que, apesar de ser um explorador urbano, na sua génese, o UX 250h mantém aptidões aventureiras e algumas capacidades fora-de-estrada. Em asfalto ou fora dele, terá sempre a garantia de reacções neutras e previsíveis, de um conforto de rolamento que suaviza o mais demolidor dos pisos, de uma sensação de robustez que só vinca a imagem de fiabilidade que tradicionalmente associamos à marca japonesa e, num aparente contra-senso, uma economia de utilização que faria inveja ao mais radical dos avarentos.

Renda-se às evidências

Se é como São Tomé e gosta de ver para crer, não se prenda. Julgue com os seus próprios olhos a atenção ao detalhe que diferencia este UX 250h de todos os outros SUV que “inundaram” as nossas estradas. Teste com os seus dedos o rigor colocado na montagem pelos mestres Takumi, colaboradores da marca com pelo menos 25 anos de experiência. Deixe-se envolver pelo som do silêncio… ou dos magníficos sistemas de som desenvolvidos especificamente para o Lexus. E, por fim, renda-se à eficiência do sistema híbrido. Marque já um test-drive do novo UX 250h e conheça pessoalmente este apaixonante e apaixonado explorador urbano. Depois, deixe-se envolver num ambiente luxuoso e focado no condutor, que proporciona uma sensação de liberdade, sem abrir mão da segurança.