Incêndio em avião faz 41 mortos em Moscovo. Caixas negras já foram recuperadas

Aeronave aterrou de emergência no aeroporto da capital russa com 78 pessoas a bordo. Ainda não se sabe o que terá provocado o acidente.

,Sukhoi Superjet 100
Fotogaleria
O que restou do avião EPA/MOSCOW NEWS AGENCY HANDOUT HANDOUT
A aterragem de emergência aconteceu poucos instantes depois da descolagem
Fotogaleria
A aterragem de emergência aconteceu poucos instantes depois da descolagem REUTERS/NADEZHDA POLOMOSHNOVA
Fotogaleria
EPA/RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE HANDOUT
,Avião
Fotogaleria
EPA/MOSCOW NEWS AGENCY HANDOUT HANDOUT

Um avião de passageiros, Sukhoi Superjet 100, que fazia a ligação entre Moscovo e Murmansk, aterrou de emergência na tarde deste domingo – às 16h40, hora de Lisboa - no Aeroporto Internacional de Sheremétievo, na capital russa, onde foi consumido pelas chamas. As caixas negras do avião já foram recuperadas. Há 41 vítimas mortais a registar, confirmou o ministro dos Transportes russo, Yevgeny Ditrikh na manhã desta segunda-feira​ – entre elas duas crianças. Entre os 37 sobreviventes (33 passageiros e quatro membros da tripulação) há seis feridos graves, avança a mesma fonte.

Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, a aeronave, que fazia o voo SU-1492, tinha descolado 28 minutos antes de pedir para regressar à pista. Porém, a agência Interfax, referia que o pedido de aterragem de emergência foi feito cerca de 40 minutos após a descolagem, isto com base em fontes da companhia aérea Aeroflot.

Ainda são desconhecidas as causas que provocaram o fogo e a aterragem de emergência, mas o acidente está a ser investigado pelas autoridades russas para apurar as causas e perceber se os pilotos cumpriram todos os procedimentos de segurança.​ A porta-voz da comissão de inquérito, Svetlana Petrenko, citada pelas agências noticiosas russas, dá conta de três causas prováveis para o desastre: pilotos pouco qualificados, falhas nos equipamentos e mau tempo.​

No domingo, a companhia aérea alegava que avião teve problemas técnicos. A Aeroflot defende ainda que o piloto tinha mais de 1400 horas de voo com o avião de dois motores.

Uma das tripulantes do avião, Tatyana Kasatkina, citada por vários meios de comunicação russos, afirma que o avião foi atingido por um raio e que a comunicação por rádio do aparelho foi cortada pouco depois. “Descolámos e entrámos nas nuvens. Havia granizo. Escutámos um ruído e vimos um clarão, como se fosse eléctrico. Aconteceu tudo muito rápido.”

Também o piloto do avião, Denis Evdokimov – que falou ao canal de Telegram Baza e foi citado pelo El Mundo – diz que foi um raio que atingiu o avião depois da descolagem, provocando a falha de vários sistemas a bordo. De acordo com a sua versão, o avião foi tomado pelas chamas assim que chegou a terra.

As imagens do avião em chamas, que circulam na Internet, mostram uma grande coluna de fumo junto de uma das asas da aeronave. Também é possível ver os passageiros a escaparem do avião através das saídas de emergência laterais.

“Estávamos tão assustados, quase perdemos a consciência”, relata Pyotr Egorov, um dos sobreviventes, citado pela NBCNews. “O avião saltitou pela pista de aterragem como se fosse um gafanhoto e depois pegou fogo quando estava já em terra.”

 
 
 
 

Sobe para 13 o número de mortos em pouso emergencial de avião russo, em Moscou
G1 Mundo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/00:
 
 
 
 
 
Sugerir correcção
Comentar