As “caçadoras” de azulejos que só os querem ver nas fachadas — e agora numa exposição

Uma espanhola perguntou a uma portuguesa mais coisas do que ela sabia responder sobre os azulejos que revestem tantos edifícios do Porto. A curiosidade de Alba Plaza e Marisa Ferreira levou-as a criarem um arquivo online dos azulejos portuenses, workshops semanais de pintura à mão e, agora, a inaugurarem uma exposição.

Foto
Marisa Ferreira e Alba Plaza, responsáveis pelo projecto Os Azulejos do Porto e por workshops de pintura de azulejos, no Bonfim. Nelson Garrido

“Azulejo” é a mesma palavra nas línguas de Marisa e Alba. Só a muda, quase de forma inaudível, o ligeiro sotaque portuense da primeira e a pronúncia madrilena da segunda quando as ouvimos explicar o processo de pintura manual de um azulejo a uma mesa cheia de turistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar