Uma década a subir ao pódio na escola e no desporto

Ter boas notas na escola e conquistar resultados numa modalidade desportiva ao mais alto nível é difícil, mas não impossível. Há dez anos, em Montemor-o-Velho, uma experiência pioneira lançou as bases do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Foto
A Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, é uma das que compõem a rede nacional de UAARE Nelson Garrido

Era uma vez uma escola que se deparou com um desafio: como tornar possível que os seus alunos que praticavam uma modalidade desportiva ao mais alto nível conciliassem essa actividade com as exigências académicas? Dessa questão surgiu uma experiência pioneira que agora completa uma década de existência e está a ser replicada em vários estabelecimentos de ensino a nível nacional. O Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) de Montemor-o-Velho foi uma lufada de ar fresco que lançou a base do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), implementadas desde o ano lectivo 2016-17 e que abrangem actualmente mais de 400 alunos-atletas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar