Quando New Order e A Certain Ratio dançavam nas traseiras do cemitério

Na cinzenta Manchester a festa também se fazia. New Order e A Certain Ratio prenunciaram uma nova era com uma música física e intercultural. Dos primeiros acaba de ser lançado a definitive edition de Movement. Dos segundos, a caixa ACR: BOX, com raridades, singles, lados B e inéditos.

Foto
Em cima, os Joy Division, pouco antes da morte de Ian Curtis, e em baixo os A Certain Ratio

Foi há oito anos na Universidade de Preston, perto de Manchester, quando numa especial, Peter Hook, histórico baixista dos Joy Division e New Order que é ali professor convidado, lançou uma piada a propósito de Atmosphere, uma das mais solenes e icónicas canções dos Joy Division: “Ao que parece é uma das canções que as pessoas mais gostam de tocar em funerais”, afirmou, sendo de imediato secundado na assistência por alguém que ripostou: “Mas nas traseiras do cemitério também se dançava e de que maneira!” E toda a gente se riu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários