Fraude com fundos europeus: chefe de gabinete de secretário de Estado pede demissão por ser arguido

PJ lança megaoperação. Investigação começou há dois anos e é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Há 19 arguidos.

Foto

O chefe de gabinete do secretário de Estado da Protecção Civil, Adelino Gonçalves Mendes, pediu a exoneração de funções depois de ter sido constituído arguido na Operação Inovar, investigação relacionada com fraude na obtenção de subsídios.

Segundo uma nota informativa do Ministério da Administração Interna, a demissão foi aceite. As suspeitas relacionam-se com a anterior actividade profissional de Adelino Mendes, e não com a actual. 

Esta quinta-feira, a Policia Judiciária (PJ) está a realizar várias buscas no âmbito de uma megaoperação de combate à fraude na obtenção de subsídios. Fonte da PJ confirmou ao jornal PÚBLICO a realização de buscas.

Estão em causa crimes de fraude de obtenção de subsídio, fraude fiscal, fraude e branqueamento de capitais e falsificação de documento.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que em comunicado adiantou que as diligências em curso decorrem “na sequência da emissão de 26 mandados de busca”.

Para além das buscas, foi também ordenada a constituição de 19 arguidos (8 pessoas singulares e 11 pessoas colectivas), refere o mesmo comunicado.

Nesta operação participam três magistradas do Ministério Público, 2 peritas, Inspectoras Superiores da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e uma equipa mista da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária - Direcção de Serviços de Investigação da Fraude e Acções Especiais (DSIFAE).

No âmbito do mesmo inquérito, em datas anteriores, haviam já sido realizadas 54 buscas (algumas fora de território nacional) e sido constituídos 52 arguidos (pessoas singulares e colectivas) pelo que, no total, o inquérito tem, neste momento, 73 arguidos.

O processo foi declarado de excepcional complexidade e encontra-se em segredo de justiça.

De acordo com a Agência Lusa, esta investigação está relacionada com a Operação Inovar de 2017. Escreve a Lusa que, no dia 23 de Maio desse ano, a PJ deteve duas pessoas por fraude na obtenção de subsídio, desvio de subsídio e falsificação de documentos após uma investigação relacionada com os apoios comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

No âmbito desta operação foram constituídos 21 arguidos, 12 pessoas singulares e nove empresas, e apreendidos 12 veículos de gama alta, além de diverso material relacionado com a prática da actividade criminosa em investigação.

A fraude consistia “na sobrefacturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN” .

Fonte da Judiciária disse na altura que a investigação ia prosseguir para recolha de prova e apuramento dos benefícios económicos ilegitimamente obtidos em prejuízo do Estado português, cujo valor global ultrapassará os cinco milhões de euros.

Um dos dois detidos em 2017, advogado de profissão chegou a estar em prisão preventiva e a outra detida, consultora, ficou suspensa do exercício de profissão e proibida de contactos.

Por lapso, o PÚBLICO emitiu inicialmente uma notificação desta notícia com o seguinte título, “PJ lança megaoperação por fraude com fundos europeus. Há 15 arguidos, três são magistrados”, quando o título correcto deveria ter sido “Equipas da PJ, acompanhadas por três magistrados, lançam megaoperação por fraude com fundos europeus. Há 15 arguidos”. Pelo lapso pedimos desculpa aos nossos leitores. 

Sugerir correcção
Ler 13 comentários