“O teu futuro”: nova plataforma ajuda alunos a escolherem percurso profissional

Plataforma da Porto Editora quer ser “uma porta de entrada no processo de escolha de uma profissão”, junto de alunos dos 9.º e 12.º anos.

Foto
PAULO PIMENTA

Uma nova plataforma electrónica, que pretende ajudar os alunos dos ensinos básico e secundário a escolherem uma profissão, é lançada esta quinta-feira, 2 de Maio, na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, adiantou a coordenadora do projecto, Isabel Rangel. “É uma porta de entrada no processo de escolha de uma profissão. Não posso dizer que complementa a actividade de um psicólogo, que é muito mais aprofundada. Isto é mais simples, é um ponto de partida”, sintetizou.

O que se pretende fazer junto de alunos dos 9.º e 12.º anos de escolaridade “é mais despertar-lhes a curiosidade, fazê-los pensar e depois complementar e aprofundar com a ajuda de psicólogos”, acrescentou. Há, contudo, alunos que “não chegam a ter esse aconselhamento por psicólogos porque as escolas públicas têm sempre serviços muito limitados”. “Há miúdos que têm a sorte de poder fazer testes psicotécnicos mais elaborados, mas a maioria escolhe um bocadinho à sorte, ou porque os pais têm aquele sonho. Não chegam sequer a pensar naquilo de que gostam ou como funciona um determinado emprego.” Nestes casos, enfatiza, o projecto tem uma valia acrescida.

Na plataforma, desenvolvida em colaboração com a Porto Editora, “os alunos têm acesso a um guia das profissões, completo e aprofundado, bem como à partilha de informação estruturada relativa a opções formativas, com dicas para quem hesita entre o ensino geral ou o ensino profissional, explicando os diferentes percursos existentes ao nível do secundário, mas também dando a conhecer as opções que existem”, referiu a empresa editorial, em comunicado.

Paralelamente fornece-se também um alargado conjunto de dicas aos pais, “para que estes possam dar a ajuda e o apoio adequados na tomada de decisão dos filhos”. A plataforma, designada “O teu futuro”, é uma variante do projecto Escola Virtual, uma ferramenta educativa já activa que visa incentivar à aprendizagem em múltiplos suportes.

Sugerir correcção
Comentar