O que nos move “é a paixão pelos cemitérios”

Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa rejeita fazer parte de um “lobby socialista” e de querer criar nos Prazeres um “Panteão nº 2”. “Não há um único interesse. É a paixão”, diz ao PÚBLICO Jorge Ferreira, presidente da associação.

Foto
Este ano comemoram-se os 40 anos da posse de Maria de Lourdes Pintasilgo como primeira-ministra e a associação acredita que se poderia aproveitar a data para lhe fazer uma homenagem LUIS RAMOS/LUIS RAMOS

“Não há aqui um único interesse. É a paixão pelos cemitérios”, justifica ao PÚBLICO o presidente da Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, uma organização praticamente desconhecida e que na semana passada foi​ notícia por causa de um protocolo que quis firmar com a Câmara de Lisboa para trasladar vários mortos ilustres para o Cemitério dos Prazeres. Os órgãos desta associação são compostos por pessoas ligadas ao PS, o que motivou críticas da vereação do PSD de que estamos perante um outro caso do “familygate”.

Jorge Ferreira, presidente da associação formalizada em Abril de 2017, e fotógrafo de campanhas do PS, diz que a associação apenas quer propor à câmara ideias, o que não significa que a câmara as aceite implementar. “Aquilo que propomos é discutível. Tudo o que se passa é discutível, até o estado de abandono em que os cemitérios estiveram até há uns anos”, nota, afiançando que nunca receberam qualquer verba da câmara.

Dessa lista farão parte nomes como o do poeta Al Berto, de Maria de Lourdes Pintasilgo, única mulher a chefiar o Governo português, do fadista Alfredo Marceneiro, do guitarrista Carlos Paredes, do olisipógrafo Júlio de Castilho, dos actores Laura Alves e Raul Solnado, do cineasta João César Monteiro e do ensaísta Agostinho da Silva, por exemplo. O PÚBLICO pediu para consultar o plano de actividades onde constam esses nomes, mas a associação não acedeu, justificando que se trata de “um documento interno”.

“Fiz um recenseamento de personalidades e identifiquei mais de 700. Se quisermos fazer homenagens estamos até ao fim da vida a fazê-las”, diz o fotógrafo, admitindo que o que a associação quer é que seja dado a estas personalidades “outro destaque relativamente aos sítios onde estão”.

Diz que foi ele que identificou onde estava Ofélia, a namorada de Fernando Pessoa, e que propôs à câmara que a levasse para o Cemitério dos Prazeres onde está a família do poeta. O mesmo aconteceu com o pianista Vianna da Motta, que estava “num jazigo completamente abandonado no cemitério do Alto de São João”, e cujos restos mortais acabaram por ir para o cemitério dos Prazeres. 

“Não há a mínima coisa de política. Isto é um grupo de pessoas que gosta do tema dos cemitérios do ponto de vista cultural, arquitectónico, escultórico. Não queremos gerir o cemitério. Não é essa a nossa intenção, de longe”, garante Jorge Ferreira. “Não estamos aqui a fazer política. Uma coisa é o que nós achámos que as pessoas têm direito. A Laura Alves [avó de Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, eleito pelo PSD] está num gavetão e eu acho que a câmara tem lá tantos espaços que devia dar algum destaque como devia dar ao Raul Solnado”, repara.

Este ano comemoram-se os 40 anos da posse de Maria de Lourdes Pintasilgo como primeira-ministra e o presidente da associação acredita que se poderia aproveitar a data para fazer uma homenagem. E lembra que no ano passado, nos Prazeres, foi feita uma exposição em homenagem a Mário Soares, que reuniu imagens dos fotojornalistas que acompanharam as cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado, por iniciativa da Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, mas com acompanhamento da autarquia.

É este tipo de actividades que a associação quer desenvolver e que pode ir, por exemplo, até à proposta de revisão dos percursos que neste momento podem ser feitos no cemitério dos Prazeres. Para Jorge Ferreira, há “uma lacuna relativamente aos percursos que foram feitos nos anos 90 e estão completamente ultrapassados: na nossa opinião estão mal feitos porque são grandes”. E dá o exemplo: “Estando nos cemitérios de Lisboa grande parte da Geração de Orpheu como é que a câmara não tem um percurso pessoano?”. 

A aprovação “da celebração de um protocolo de cooperação” entre a autarquia e a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, que esteve agendada para a reunião pública da Câmara de Lisboa da semana passada acabou por ser adiada. Perante as críticas da vereação social-democrata, Fernando Medina sugeriu o adiamento da votação da proposta, assim como o vereador signatário da proposta, José Sá Fernandes. Mas isso não parou as críticas de João Pedro Costa que acusou os socialistas de quererem criar um cemitério de “elite”, nos Prazeres, uma “espécie de panteão número dois em Lisboa”. Isto porque apesar de o protocolo que iria ser votado na reunião não fazer qualquer referência a trasladações, o vereador do PSD invocou o plano de actividades da associação, adiantando que nele constava a intenção de trasladar 17 personalidades para o cemitério dos Prazeres.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários