Análise sobre eventual venda da rede da Altice “está praticamente concluída”

Até final do semestre, a Altice vai anunciar se vende, ou não, a rede de fibra óptica, diz Alexandre Fonseca.

Foto
Há dez interessados na rede de fibra óptica da Altice, diz o presidente da empresa Nuno Ferreira Santos

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou hoje que a análise sobre a eventual venda da rede de fibra óptica “está praticamente concluída” e que a empresa está a “auscultar o mercado” na perspectiva de potenciais interessados.

Alexandre Fonseca falava aos jornalistas no final da apresentação de um projecto-piloto que vai ligar dez freguesias de seis concelhos com 100% fibra até final de Junho, que decorreu em Lisboa.

Questionado sobre a venda da fibra óptica, o presidente executivo da dona da Meo disse que mantinha a data até final do semestre para anunciar a decisão - de alienação ou não dos activos - e adiantou que actualmente a “análise está praticamente concluída”.

“Estamos a auscultar o mercado na perspectiva de potenciais interessados” sobre quais seriam as mecânicas se houver venda, nomeadamente no cumprimento de um “conjunto de condições” que a Altice Portugal considera “fundamentais”, referiu.

Ou seja, “se viermos a optar pela venda, algo que é fundamental e terá de estar garantido” é a continuidade de investimento até chegar aos 100% de fibra, em resumo “cobrir Portugal a 100%”, explicou Alexandre Fonseca. Actualmente, disse, existem cerca de “uma dezena de interessados”.

"Estamos a perceber a valorização do activo, as condições como podem ser colocadas do ponto de vista contratual”, acrescentou.

“Até ao final do primeiro semestre tomaremos a decisão de fazer ou não”, reiterou Alexandre Fonseca, sublinhando que a venda de activos de fibra ótica “não é um tema urgente”.

O valor destes activos rondará entre os 5000 e os 7000 milhões de euros, de acordo com o que tem sido divulgado nos media. Os potenciais interessados são essencialmente consórcios de origem europeia e americana.

Já em Março deste ano, em entrevista à Lusa, o presidente da Altice tinha afirmado que estava a analisar a venda dos activos de fibra óptica, adiantando que a decisão seria tomada até Junho.

Sobre o objectivo de alargar a fibra óptica em todo o território, incluindo ilhas, Alexandre Fonseca sublinhou que com o 5G “é essencial” que as antenas “sejam também implementadas por redes de fibra óptica”.

O presidente da Altice Portugal disse que a maior parte das antenas da operadora estão já servidas de fibra óptica e que isso também tem um impacto no que se refere à sustentabilidade ambiental.

Isto porque consome “em média menos 40% a 60%” de energia do que com a fibra de cobre, explicou, na conferência.



 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários