João Domingues bate jogador top-30 e causa surpresa no Estoril

Este triunfo, que permite a João Domingues “vingar” a eliminação de Pedro Sousa, deixa o português à espera do encontro entre os australianos Bernard Tomic e John Millman.

Foto
LUSA/JOSE SENA GOULAO

O desgaste provocado pelos encontros do qualifying e o estatuto do adversário faziam da primeira ronda do quadro principal do Estoril Open um obstáculo de respeito para João Domingues. Mas o terceiro português a chegar ao quadro principal da edição de 2019 do maior torneio do ténis nacional passou por cima das expectativas e afastou o australiano Alex de Minaur, nada menos do que um top 30 no ranking ATP.

Depois do azar de Pedro Sousa nos courts do Estoril, entrou em acção João Domingues. Pela frente, o tenista de Oliveira de Azeméis tinha o 27.º da hierarquia mundial, prestes a iniciar a sua participação na competição. Uma participação que seria curta.

No primeiro set, Domingues aproveitou bem o serviço e capitalizou algumas duplas faltas cometidas por De Minaur. O 6-2, em 36 minutos, acabou por surgir com naturalidade, antes de uma segunda partida novamente desequilibrada, mas desta feita para o lado contrário: o australiano devolveu o 6-2, num set que acabou por ser mais longo.

No terceiro parcial, João Domingues, número 214 do ranking, chegou ao 5-2 e, servindo para se manter em jogo, De Minaur permitiu ao português fazer o break e fechar o 6-2 final, para um total de 2-1. Estava consumada a primeira grande surpresa do Estoril Open.

Após o encontro, Domingues vincou as dificuldades provocadas pelo vento forte - assumiu que nunca se sentiu confortável no court - e disparou: “Não foi, seguramente, o melhor encontro da minha vida.” O plano que pôs em prática, porém, resultou em pleno. “Ele é um típico jogador de piso rápido e gosta de pôr bastante ritmo no jogo. Mas depois tem dificuldades na variação da altura das bolas e foi isso que tentei explorar, tal como a pancada dele de direita em corrida.”

Agora, Domingues fica à espera do desfecho do encontro entre os australianos Bernard Tomic e John Millman, marcado para terça-feira, para conhecer o nome do rival que se segue.

Sugerir correcção
Comentar