FC Porto quer reunir-se com FPF e Conselho de Arbitragem para discutir “erros crassos” de arbitragem

“Dragões” consideram que as decisões tomadas nas partidas do último fim-de-semana põem em causa a verdade desportiva da Liga NOS. Em reacção aos portistas, Benfica também pede reunião de urgência com Conselho de Arbitragem.

Foto
FC Porto empatou em Vila do Conde e deixou escapar Benfica na liderança do campeonato LUSA/FERNANDO VELUDO

O FC Porto pediu uma reunião urgente com os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do Conselho de Arbitragem (CA) para que sejam analisados o que consideram terem sido “erros crassos”. Os campeões nacionais querem reunir-se com os responsáveis máximos do futebol português para analisarem decisões tomadas nas partidas entre o Rio Ave e o FC Porto, na sexta-feira, e o Sporting de Braga contra o Benfica, que se realizou neste domingo.

“O FC Porto recorda os cinco erros gravíssimos de árbitros e VAR que inverteram a actual classificação do campeonato: um penálti por assinalar contra o Benfica; um penálti assinalado indevidamente contra o Sporting de Braga; uma expulsão perdoada ao jogador João Félix; um penálti por derrube a Marega; um penálti por corte com a mão de Rúben Semedo”, lê-se no comunicado divulgado pelo clube nesta segunda-feira.

Fonte do CA confirmou ao PÚBLICO que o FC Porto pediu uma reunião de carácter urgente, mas adiantou que o órgão de arbitragem ainda não tomou uma posição oficial em relação a este pedido dos “dragões”. O PÚBLICO ainda não conseguiu obter qualquer resposta da FPF ao pedido de esclarecimento enviado. 

Os “dragões” consideram que as decisões tomadas nestas partidas “colocam em causa a verdade desportiva desta edição da Liga NOS e a bem-intencionada introdução do VAR”, lê-se no documento. Com o empate do FC Porto em Vila do Conde e a vitória do Benfica sobre os “arsenalistas”, os “dragões” ficam a dois pontos da liderança, com três partidas para o final do campeonato.

Presidente da APAF lamenta “mind games"

Em declarações à margem do evento de ténis Estoril Open, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) lamentou a utilização de jogos psicológicas nos derradeiros encontros do campeonato. "Tudo isto que se passa e estes ‘mind games' que se fazem não nos surpreendem, infelizmente. É o futebol que temos, as pessoas continuam a não querer perceber que os árbitros tentam em todos os jogos fazer o melhor que podem, trabalham para acertar o mais possível e têm conseguido fazer. Nem sempre é compreendido e querem passar para fora que não compreendem”, cita a Lusa. 

Luciano Gonçalves sublinhou que nunca concordará com algo “que ponha em causa a competência das pessoas que estão na arbitragem”, frisando que “apenas falta sossego e tranquilidade” para que o sector da arbitragem em Portugal seja “perfeito”.

Benfica também pede reunião de urgência

Na tarde desta segunda-feira, foi a vez de o Benfica pedir uma reunião com carácter de urgência ao Conselho de Arbitragem, em reacção às críticas feitas à arbitragem pelo Sp. Braga e FC Porto, após o jogo que os encarnados venceram por 4-1.

“Face aos comunicados emitidos por Sporting Clube de Braga e Futebol Clube do Porto, na sequência do jogo ontem disputado entre o clube minhoto e o Sport Lisboa e Benfica, e atendendo à gravidade das acusações e insinuações ali referidas, o Sport Lisboa e Benfica solicitou nesta tarde, com carácter de urgência, uma reunião ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”, pode ler-se no comunicado publicado na página do clube. 

Sugerir correcção
Ler 10 comentários