Valtteri Bottas vence GP do Azerbaijão e lidera Mundial

Piloto finlandês saiu da pole position para superar o campeão em título Lewis Hamilton, em Baku, e reclamar o comando do campeonato com um ponto de vantagem sobre o companheiro da Mercedes.

Fotogaleria
LUSA/VALDRIN XHEMAJ
,Carro de Fórmula Um
Fotogaleria
Reuters/ANTON VAGANOV

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) regressou este domingo ao comando do campeonato do mundo de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio do Azerbaijão, em Baku, à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

Bottas, que partira da pole position, completou as 51 voltas em 1h31m52,942s e deixou Hamilton no segundo lugar, a 1,524 segundos, conseguindo a segunda vitória da temporada, depois de ter vencido a prova de abertura, na Austrália.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro classificado, a 11,739 segundos do vencedor, e subiu ao terceiro posto do Mundial, por troca com o holandês Max Verstappen (Red Bull), quarto classificado em Baku.

Bottas comanda o campeonato, com 87 pontos, mais um do que Lewis Hamilton. A Mercedes conseguiu, assim, a quarta “dobradinha” nas quatro provas disputadas em 2019. Bottas garantiu a quinta vitória da carreira, segunda deste ano, tendo triunfado na Austrália e sido segundo no Bahrain e na China, corridas ganhas por Lewis Hamilton. O alemão Sebastian Vettel subiu ao pódio pela segunda vez consecutiva.

Com resultados equivalentes no início do campeonato, a diferença entre Bottas e Hamilton resulta do facto de o finlandês ter conseguido a volta mais rápida no Grande Prémio da Austrália, feito que este ano atribui um ponto extra em cada corrida.

“Estamos a fazer o melhor início de temporada de sempre da equipa”, sublinhou Hamilton no final da prova de Baku.

Bottas manteve um ritmo superior à concorrência, com a Ferrari a tentar surpreender com uma estratégia ousada, fazendo Vettel parar mais cedo do que o segundo piloto, o monegasco Charles Leclerc.

Com esse movimento, Leclerc chegou à liderança depois de ter partido do nono posto. No entanto, acabaria apenas em quinto, somando 11 pontos no campeonato graças ao facto de ter realizado também a volta mais rápida da corrida, com 1m43,009s, um novo recorde do traçado azeri.

“Esta foi apenas a minha quinta vitória [da carreira]. Era importante não cometer erros, mas confesso que estava tudo controlado”, explicou o vencedor.

Hamilton felicitou o colega de equipa, pois “fez uma corrida incrível e mereceu” o triunfo.

A Ferrari, que partia como favorita graças à maior potência disponível em rectas, acabou batida, mais uma vez, pelos Mercedes, com Vettel já a 35 pontos da liderança da classificação de pilotos.

“A primeira metade da corrida foi muito pobre. Senti problemas com os pneus. Não consegui ter confiança no carro e isso aqui não é bom”, explicou o alemão, dizendo que “foi crucial manter o terceiro lugar”.

A Mercedes também domina entre os construtores, com 173 pontos, contra os 99 da Ferrari.

A próxima prova do Mundial está marcada para 12 de Maio, em Barcelona, onde será disputado o Grande Prémio de Espanha.

Sugerir correcção
Comentar