Televisão pública alemã não vai difundir spot do partido de extrema-direita NPD

A decisão foi tomada pelo tribunal administrativo de Mayence, depois de o partido NPD ter tentado forçar a segunda cadeia de televisão pública alemã, ZDF, a transmitir a campanha.

Foto
No seu site, o partido da extrema direita menciona expressões como “a imigração mata” e “homens com facas” que levaram os juízes a impedir a transmissão JOHANNES EISELE/REUTERS

A segunda cadeia de televisão pública alemã, ZDF, apoiada por uma decisão judicial, não irá difundir um spot da campanha do partido de extrema-direita da Alemanha NPD, considerada como desdenhosa para os estrangeiros do país.

A decisão foi tomada pelo tribunal administrativo de Mayence na sexta-feira, depois do NPD, próximo do movimento neonazi, ter tentado forçar a ZDF a transmitir a sua campanha, noticiou este sábado o site Tagesschau.de, do primeiro canal público ARD.

O spot, que era para ser difundido a partir de segunda-feira, descreve “os estrangeiros que vivem na Alemanha de uma forma totalmente desprezível que atenta contra a sua dignidade humana e pode perturbar a ordem pública”, de acordo com a decisão do tribunal relatada pelo jornal Rhein-Zeitung.

A decisão judicial não é aplicável directamente à concorrente ARD, uma vez que os dois canais são independentes um do outro. No entanto, a cadeia de televisão Berlin-Brandenburg RBB já anunciou que não vai difundir a campanha do partido de extrema-direita. 

No seu site, o partido da extrema direita menciona expressões como “a imigração mata” e “homens com facas” que levaram os juízes a impedir a transmissão. O advogado do NPD, Peter Ritcher, considerou a decisão do tribunal “incompreensível” e disse que já apelou ao Tribunal Constitucional Federal em Karlsruhe.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários