Colar de Honra ao Mérito Desportivo para Manuel Agrellos

Entrega foi feita no jantar oficial do Nacional Absoluto; Paula Guerreiro também distinguida

Foto
Manuel Agrellos com João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto © Filipe Guerra/GolfTattoo/FPG

Manuel Agrellos, ex-presidente da FPG e dirigente internacional de renome na modalidade, recebeu ontem das mãos do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta distinção que o Governo pode entregar a uma personalidade ou instituição no campo desportivo.

A homenagem foi feita durante o Jantar Oficial do Campeonato Nacional Absoluto – Audi, no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela, onde marcaram presença, além de João Paulo Rebelo, os presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, José Manuel Constantino e José Lourenço, respetivamente, presidentes de outras federações, antigos campeões nacionais, dirigentes do Golfe Nacional e árbitros.

Na ocasião, foi ainda atribuída a Medalha da Ouro da FPG a Paula Guerreiro, que, como referiu o presidente da FPG, Miguel Franco de Sousa, “ao longo dos seus 25 anos de serviço, foi durante 17 anos responsável pelo departamento de contabilidade e financeiro da FPG, cargo que desempenhou sempre com a maior lealdade, competência e brio, tendo a sua atuação relevante e distinta contribuído decisivamente para a estabilidade, desenvolvimento e prestígio da FPG”.

Paula Guerreiro com Manuel Agrellos © Filipe Guerra/GolfTattoo/FPG

João Paulo Rebelo, na entrega a Manuel Agrellos do Colar de Honra ao Mérito Desportivo, sublinhou que “Seguramente que não haverá mais nenhum dirigente nesta modalidade com o reconhecimento que o Manuel Agrellos tem, não só a nível nacional, mas sobretudo a nível internacional. E se lá fora Portugal é olhado com grande respeito, muito disso se deve efetivamente a ele”.

 Uma distinção “merecida”

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto mencionou os anos de trabalho de Manuel Agrellos na FPG, em diversas funções, depois como presidente da mesma (de 1999 a 2016), os cargos internacionais que desempenhou, tanto na EGA (Associação Europeia de Golfe) como no Royal & Ancient Golf Club & St. Andrews, o esforço “absolutamente” fulcral para a concretização da parceria público-privada do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor e a “determinante” intervenção para a criação do Match Europa vs. Ásia/Pacífico, de que foi o principal impulsionador.

“Tudo isto é de facto projetar o nosso país para o mundo e é algo que, enquanto secretário de Estado, enquanto representante do Governo, tenho naturalmente de reconhecer”, afirmou João Paulo Rebelo. “Foi com muita surpresa que os técnicos do IPDJ, avaliando o seu percurso, o seu currículo, concluíram que efetivamente Manuel Agrellos cumpria todos os requisitos, sobretudo pelos feitos internacionais, nomeadamente no uso do desporto para aproximação dos povos e dos países”, acrescentou.

Manuel Agrellos com ovação de pé

Ovacionado de pé pelos presentes, e depois de transmitido um vídeo elucidativo do seu percurso no Golfe, Manuel Agrellos, atualmente presidente da Mesa da AG da FPG, confessou a sua surpresa perante a plateia.

“Podem acreditar, não tinha a mais pequena ideia de que isto ia acontecer. Mas acontece que tudo aquilo que fazemos ao longo da vida, se o fizermos com paixão, normalmente obtemos algum resultado. Posso-vos dizer que, de tudo aquilo em que pensei fazer ao logo destes meus trinta e tantos anos no golfe, não sei se chegarei a ter feito 20 por cento, mas é preciso lutar, é preciso andar para a frente.”

E acrescentou: “Aprendi ao longo destes anos todos que não se consegue fazer nada se não se tiver boas pessoas a ajudar, bons amigos e boas organizações por detrás. Por consequência, as minhas palavras são de antes de mais de agradecimento a todos aqueles que me apoiaram ao longo deste tempo, principalmente aqui em Portugal, incluindo as secretarias de Estado e o IPDJ – de todos os partidos políticos, todos ajudaram.”

Coube a Manuel Agrellos entregar a Paula Guerreiro a Medalha de Ouro da FPG, dado que tinha sido o próprio, enquanto presidente da FPG, a assinar previamente tal reconhecimento.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar