Parlamento Europeu

Escolha o seu Futuro: Parlamento Europeu lança campanha de apelo ao voto

O Parlamento Europeu lançou a 25 de Abril uma campanha para incentivar os cidadãos a votar. Publicada a um mês das Eleições Europeias e dirigida pelo realizador Frédéric Planchon, encoraja a reflexão sobre as consequências deste voto para as gerações futuras. 

Votar nas eleições europeias é votar no presente que nasce agora. É com base nessa premissa que o Parlamento Europeu lançou uma curta-metragem de três minutos que documenta o nascimento de crianças em toda a União Europeia.  

As histórias são tão reais quanto as pessoas que as representam e por isso todas as imagens correspondem a filmagens documentais reais, que dispensaram actores.

Narrada por uma criança, a curta-metragem mostra três minutos nascimentos de bebés, rodeados da família, entre lágrimas e sorrisos.  “Hoje é o dia em que nasço. Escolha a Europa em que quer que eu cresça”, desafiam as crianças que de parto a parto vão surgindo na história da Europa.

“Há quem diga que nascemos sozinhos. Mas não nascemos. Desde o momento em que vimos ao mundo, estamos todos juntos. E o amor no mundo cresce”, ouve-se no vídeo.

“Por cada criança que nasce há mais uma razão para moldar o mundo que nos rodeia e para construir um futuro melhor. Os desafios que enfrentamos são globais, mas juntos na Europa, podemos traçar o caminho e reduzir as alterações climáticas. Tornar as fronteiras seguras. Lutar contra o terrorismo. Juntos podemos promover a paz, a igualdade, os direitos e a democracia”, continua.

“Cada um de nós pode deixar uma marca, mas juntos podemos fazer toda a diferença. É por isso que votamos.”

De acordo com os números do Parlamento Europeu, a curta-metragem lançada a 25 de Abril já foi vista mais de 75 milhões de vezes, “um número sem precedentes para uma campanha institucional”.

O filme é legendado nas 24 línguas oficiais da UE, bem como em árabe, chinês, russo, hindi e turco, entre outras. Foi também produzido em 31 línguas gestuais, com o apoio da União Europeia de Surdos.

As eleições europeias realizam-se em todos os Estados-Membros entre 23 e 26 de Maio. Para as pessoas que votam em Portugal, o sufrágio está marcado para o dia 26 de Maio, domingo.

Texto actualizado a 2 de Maio de 15h33 com mais informação.