Campos de tulipas têm vedações que impedem os turistas de caminhar no meio das flores
Foto
Campos de tulipas têm vedações que impedem os turistas de caminhar no meio das flores LUSA/MARTIAL TREZZINI

Holandeses protegem campos de tulipas contra selfies de turistas

Barreiras e cartazes de consciencialização foram colocados em redor dos tradicionais campos. Flores destruídas e danos avultados entristecem habitantes locais.

Barreiras e cartazes de consciencialização estão a ser colocados em redor dos tradicionais campos de tulipas holandeses. A medida surge como uma tentativa de impedir que os turistas pisem estas flores, na tentativa de conseguirem a selfie perfeita.

“Cultivo bolbos há 40 anos e cada vez está pior”, lamentou Simon Pennings à emissora regional holandesa Omroep West. O produtor, habitante na cidade de Noordwijkerhout, no sudoeste da Holanda, foi o primeiro a edificar uma barreira no seu campo de tulipas, garantindo à rádio holandesa que os estragos provocados pelos turistas se tornaram incomportáveis.

“Eles são tão desmazelados. Recebemos largos grupos de visitantes, algo que consideramos bom e divertido, mas arrasam tudo. É uma pena e registamos danos financeiros em resultado disso. O ano passado [2018] tive um campo com dez mil euros em danos. Ficou tudo pisado…querem tirar a selfie na mesma”, explicou Simon Pennings, citado pelo Guardian.

Nicole van Lieshout, do gabinete turístico local, avança a criação de uma equipa composta por 40 “embaixadores” que irão educar os visitantes sobre a história dos campos de tulipas. “Nos últimos anos, o número de turistas tem crescido. Acho que os turistas pensam que os campos foram feitos para eles. Todos querem a selfie perfeita e as fotografias percorrem o mundo, deitando ou dançando no meio das flores.”

PÚBLICO -
Foto
Para além das barreiras físicas, holandeses tentam consciencializar visitantes YVES HERMAN/ REUTERS

Mas já não se pode tirar fotografias com as tulipas? Nada disso. O gabinete do turismo holandês produziu um pequeno guia que ensina a forma correcta de tirar uma selfie junto dos campos das tulipas. Uma das secções dessa página inclui, justamente, uma lista de propriedades em que os visitantes têm autorização para percorrer o caminho por entre as flores.

PÚBLICO -
Foto
Cordões tentam impedir destruição de flores MARTIAL TREZZINI / LUSA

O desrespeito pela natureza na busca pela fotografia “perfeita” é um comportamento que se tem tornado cada vez mais comum. Neste mês de Abril, o P3 escreveu sobre a OurPublicLandsHateYou, uma página com o objectivo de envergonhar — e consciencializar — todos aqueles que ameaçam os parques e florestas norte-americanos