Twitter cria ferramenta para denunciar informação falsa sobre eleições

Os utilizadores na União Europeia terão acesso à ferramenta a partir do dia 29 de Abril.

Foto
A ferramenta vai chegar primeiro à Índia e à União Europeia Reuters/Brendan McDermid

O Twitter criou uma opção que permite aos utilizadores denunciarem mensagens que estão a espalhar desinformação sobre como votar em eleições na região em que se encontram. Os utilizadores na União Europeia terão acesso à ferramenta a partir do dia 29 de Abril, a tempo das eleições para o Parlamento Europeu no final de Maio.

O tipo de informação que o Twitter quer combater inclui boatos sobre como, quem, e onde é que se pode votar (por exemplo, por SMS ou num site falso), bem como dados incorrectos sobre os candidatos. Para utilizar a opção, basta carregar em “Denunciar” – disponível num menu que surge ao carregar no canto superior direito de uma publicação – e escolher o motivo.

“Qualquer tentativa de debilitar o processo de registo de voto ou o processo de participar no processo eleitoral vai contra os valores centrais de nossa empresa”, justifica a empresa num comunicado.

Tal como outras redes sociais, como o Google e o Facebook, o Twitter está sob pressão da União Europeia para ser mais proactivo a eliminar notícias falsas e desinformação da sua plataforma. O Google e o Facebook, por exemplo, incluíram mais regras sobre a publicidade para fins políticos que apresentam nos seus sites: para comprar um anúncio é necessário fornecer documentação que comprove que a entidade tem sede na União Europeia.

Desde Fevereiro que há uma equipa do Facebook em Bruxelas a procurar redes de desinformação na União Europeia. O Google também está a oferecer tecnologia contra alguns ciberataques a organizações políticas na região, como parte do compromisso da empresa para combater a desinformação a tempo das eleições europeias.

Em 2018, Bruxelas publicou um “Plano de Acção” global contra a desinformação, que inclui um sistema de alerta rápido para detectar notícias falsas e um ponto de contacto para cada um dos Estados-membros (em Portugal, é Luís Barreira de Sousa, embaixador especial para as questões de cibersegurança).

No Twitter, a nova possibilidade de denunciar desinformação sobre como votar apenas estará disponível em zonas a passar por eleições. Na Índia, com eleições gerais a decorrer em todo o país até dia 11 de Maio, a funcionalidade arranca esta quinta-feira, 25 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar