Os sinos

três dias após as trágicas chamas na Catedral de Notre Dame, todos os 49 sinos do Templo de São Sava, em Belgrado, expressaram a nossa solidariedade para com todos os que sofreram tal desastre.

No local onde, no incêndio de 1594, ateado pelo otomano Kodza Sinan-Pasha, arderam as relíquias do maior santo sérvio, o príncipe Sanja Nemanjića (1169-1236), iniciou-se, 342 anos depois, a construção do maior templo (em área e volume) da Igreja Ortodoxa em todo o mundo – o Templo de São Sava, em Belgrado. Devido à guerra e às proibições comunistas, a construção prosseguiu apenas em 1985 e o exterior foi concluído em 2003. As obras no seu interior estão ainda em curso. As chamas aqueceram as almas dos cristãos mostrando-lhes o caminho para a mais bela ressurreição do seu maior e mais querido santo. Na galeria subterrânea, a área de 1800 m2 é a cripta de São Sava e a sepultura do Sagrado Príncipe Lázaro, quem com os seus cavaleiros enfrentou o poderoso exército jihad do imperador otomano Murat I, no Kosovo, a 15 de Junho de 1389. Apenas três dias após a batalha, a 18 de Junho, chegou uma mensagem de que o sultão turco fora morto no campo de batalha e, em homenagem à vitória do exército sérvio e à defesa do cristianismo, todos os sinos da Catedral de Notre-Dame de Paris tocaram em Paris.

A Catedral de Notre-Dame esteve em chamas nesta segunda-feira, 15 de Abril. As chamas tocaram a alma de todos os cristãos (e não apenas), especialmente dos sérvios. É por isso que no dia 18 de Abril, três dias após as trágicas chamas, todos os 49 sinos do Templo de São Sava, em Belgrado, expressaram a nossa solidariedade para com todos os que sofreram tal desastre e soaram como um magnífico eco balcânico dos sinos de todas as catedrais de França, as quais soaram no dia anterior.

O Mosteiro Visoki Decani, construído no Kosovo em 1327 pelo Rei sérvio Stefan Decanski (a quem o Rei Nikola I Petrović Njegoš dedicou uma canção em 1867, na qual diz que a oração do santo Decani é “apropriada para o paraíso"), emitiu a seguinte declaração: “Depois de um incêndio que danificou severamente uma das mais antigas catedrais europeias, que com seus sinos anunciou a vitória do exército cristão no Kosovo, em 1389, expressamos a nossa profunda solidariedade para com todos os cristãos de França e todos os cidadãos daquele país que simbolizavam uma identidade. Que Deus restaure este belo templo novamente e ressuscite a sua beleza”.

O governo da Sérvia decidiu doar um milhão de euros para ajudar nas obras de restauro da Catedral de Notre-Dame.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários