Braga celebra a liberdade com o tilintar dos sinos

As comemorações dos 45 anos do 25 de Abril na maior cidade minhota incluem o concerto de sinos “Et patriae liberationis”, do compositor espanhol Llorenç Barber. Os badalos e as cordas de sete igrejas vão-se mover ao longo de 50 minutos, graças ao esforço de 70 cidadãos com pouca ou nenhuma experiência musical.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

“Os sinos são de todos”, resume Llorenç Barber, enquanto coordena um ensaio com o grupo responsável pela única torre da Igreja do Carmo, trespassada pelo vento vespertino e pelos sons que aí ecoam. Reconhecido pelas suas obras experimentais e pelos concertos realizados com a participação da comunidade onde ocorrem, o compositor e musicólogo de Valência vai apresentar em Braga, no dia 25 de Abril, mais um exemplo do trabalho que cria desde o final dos anos 70: um concerto de sinos de 50 minutos, executado por cerca de 70 pessoas, a partir das 18h00.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar