DGS estuda alargamento da vacina contra a pneumonia a quem fizer 65 anos

Portugal registou a taxa de mortalidade por pneumonia mais elevada em 2015, entre os países da União Europeia. Pneumologistas pedem há vários anos o alargamento da vacina a todos os idosos.

Foto
“Seria a prenda dos 65 anos”, refere Graça Freitas, explicando que se a vacina vier a ser proposta e, posteriormente, alargada terão direito a ela todas as pessoas que fizerem 65 anos a cada ano Miguel Manso

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a estudar o alargamento da vacina contra a pneumonia a todas as pessoas que fizerem 65 anos. Actualmente a vacina já faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV) para todas as crianças e é também dada de forma gratuita a adultos que façam parte de grupos de risco, por terem algumas doenças crónicas. O alargamento da vacina tem sido um pedido recorrente dos pneumologistas, como forma de reduzir a elevada mortalidade por pneumonias que Portugal regista anualmente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários