Número de mortos em sismo nas Filipinas sobe para oito

Terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter teve epicentro a zona a mais de 60 quilómetros de Manila, mas efeitos foram sentidos na capital. Aeroporto Internacional de Clark sofreu danos e estará encerrado nas próximas 24 horas.

Foto
Vários edifícios foram evacuados NEIL JEROME MORALES/Reuters

Um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu as Filipinas na manhã desta segunda-feira, causando oito mortos quando os edifícios onde se encontravam desabaram, segundo o Channel News Asia

O epicentro foi em Gutad​, 60 quilómetros a noroeste de Manila, capital do país. 

Os efeitos do sismo (às 17h11 locais, 10h11 em Lisboa) notaram-se no centro da capital filipina. Nas redes sociais há vídeos que mostram edifícios a balançar. Muitos foram evacuados por precaução.

Renato Solidum, responsável pelo Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia, explicou, citado pelo Washington Post, que o sismo não foi suficiente forte para causar danos de grandes dimensões: “Um sismo de magnitude 6,1 é considerado forte, mas não é um terramoto enorme.”

Ainda não é conhecida ao pormenor a dimensão dos estragos. Lilia Pineda, governadora da província de Pampanga, onde morreram as oito pessoas, revelou que o sismo causou um apagão que dificulta as operações de socorro e salvamento.

A governadora adiantou à estação de rádio DZMM que cerca de duas dezenas de pessoas foram resgatadas dos escombros dos edifícios que ruíram, mas ainda há quem esteja soterrado a aguardar socorro. “Ainda há algumas pessoas dentro, mas eles [equipa de salvamento] não conseguem levantar os destroços”, afirmou. Lilia Pineda foi actualizando o registo de vítimas mortais na província de Pampanga com o passar das horas. 

O Aeroporto Internacional de Clark foi encerrado durante 24 horas para que se pudessem avaliar potenciais danos, depois de relatos apontarem para o colapso de paredes numa parte do terminal. Nas fotografias partilhadas nas redes sociais são evidentes os efeitos que o sismo teve na estrutura. Sete pessoas ficaram feridas sem gravidade e mais de uma centena de voos cancelados. A rede ferroviária também foi momentaneamente interrompida, com o mesmo objectivo de avaliar e reparar quaisquer danos. 

O arquipélago filipino tem 23 vulcões activos e está situado numa área de intensa actividade sísmica, o Anel do Fogo do Pacífico, que se estende da costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão e Indonésia, entre outros países.

Sugerir correcção
Comentar