O Paço guarda a história de Braga e já há um projecto para o devolver à cidade

A reorganização da biblioteca e a criação de um núcleo expositivo destacam-se na proposta de requalificação do Paço Arquiepiscopal, a casa dos arcebispos de Braga entre o século XIV e o início do século XX.

Foto
Frente voltada para a Rua do Souto João Silva/Arquivo

A eventual requalificação do Paço Arquiepiscopal de Braga vai ser mais um episódio de uma história de criação, ampliação, destruição e reconstrução. Esse caminho é testemunhado pelos estilos arquitectónicos que lá coabitam, nomeadamente o gótico, visível na parte que confronta com o Jardim de Santa Bárbara, o maneirismo, presente nas feições voltadas para a Rua do Souto, e o barroco do palácio construído no século XVIII pelo arcebispo D. José de Bragança, de frente para o que é hoje a Praça do Município; esse conjunto foi destruído por um incêndio e posteriormente reconstruído.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar