Um milionário surrealista no recomeço da colecção Livro B

Cientista, compositor e nome cimeiro da literatura fantástica suíça, Maurice Sandoz foi uma das mais fascinantes figuras dos meios culturais europeus de meados do século XX.

Fotogaleria
Fotogaleria
Recordações Fantásticas na nova série colecção Livro B
Fotogaleria
A primeira edição portuguesa de Recordações Fantásticas
Freestyle
Fotogaleria
O túmulo de Marice Sandoz

O desconcertante humor negro de Maurice Sandoz adequa-se exemplarmente à colecção Livro B, que a E-Primatur agora se propõe ressuscitar, e o lançamento destas suas Recordações Fantásticas vem relembrar um autor cujos últimos livros editados em Portugal datavam já dos anos 50.

Nascido em Basileia, na Suíça, em 1892, o escritor, que viria a participar no movimento surrealista e a tornar-se um autor de culto no domínio da literatura fantástica, era filho do fundador da farmacêutica Sandoz, empresa que é ainda hoje um dos gigantes do sector, e cujo longo historial inclui a descoberta fortuita do LSD em 1938.

Apetrechado com uma exigente formação científica e um doutoramento em química, o próprio Maurice começou por dedicar-se à investigação laboratorial antes de se entregar mais exclusivamente às suas inclinações artísticas, vocação que aliás já corria na família: o pintor suíço Émile-François David era seu tio e o seu irmão mais velho, Édouard-Marcel Sandoz, foi um escultor ligado aos movimentos da Arte Nova e da Art Déco que se especializou na figuração de animais.

Impedido de prosseguir a sua carreira de investigador devido a problemas oftalmológicos, dedicou-se a reunir uma vasta colecção de obras de arte, pedras preciosas, relógios antigos e, sobretudo, autómatos mecânicos fabricados nos séculos XVIII e XIX, hoje conservados no museu de Locle, berço da indústria relojoeira suíça. Ao mesmo tempo iniciava uma discreta carreira musical, compondo obras influenciadas por Debussy e Fauré. Uma suite sinfónica que dedicou a Serge Diaghilev foi apresentada em Montreux, em 1913, sob a direcção do maestro Ernest Ansermet.

Enquanto escritor, publicou poesia e drama, mas é hoje sobretudo lembrado pelos seus contos, e em particular pelas Recordações Fantásticas que abrem este novo volume da Livro B, histórias que se apresentam como recordações pessoais e familiares do autor e que muitas vezes fornecem, como as de G. K. Chesterton, uma explicação racional para fenómenos aparentemente sobrenaturais –​ com a diferença de que, em Sandoz, a realidade é sempre ainda mais improvável e delirante do que a fantasia que vem dissipar.

Com uma enorme fortuna à sua disposição – doava grandes somas para fins sociais e culturais –, as suas obras eram geralmente publicadas em restritas edições de luxo, como sucedeu com a primeira edição das Recordações Fantásticas, de 1936, valorizada com desenhos do seu amigo Salvador Dalí, que este volume da Livro B reproduz. Dalí ilustrou também outras obras suas, como O Labirinto (1941), Das Haus Ohne Fenster [A Casa Sem Janelas], de 1948, ou O Limite (1954).

Grande viajante e dotado poliglota (escrevia em cinco línguas, incluindo português), Sandoz andou por África e pelo Extremo-Oriente, escreveu livros de viagens sobre o México e o Brasil, viveu algum tempo em Nova Iorque, radicou-se durante vários anos em Itália, onde tinha casa em Roma e dm Nápoles, mas também passou uma temporada em Lisboa, em meados dos anos 50, provavelmente no chamado Edifício Sandoz, no n.º 4 da Rua São Caetano, uma das moradas que indicava para recepção de correio.

É provável que não seja coincidência o facto de as três únicas edições anteriores de Sandoz em Portugal datarem justamente desse período. De 1955 a 1957 saíram, ao ritmo de um volume por ano, em cuidadas edições ilustradas com desenhos de Dalí e distribuídas pela Editorial Organizações, Recordações Fantásticas e Três Histórias Singulares, O Labirinto e O Limite.

Maurice Sandoz foi também um generoso filantropo, que criou diversas bolsas e prémios culturais e científicos e distribuiu avultadas somas para fins sociais. O escritor colaboracionista francês Paul Morand, que o conheceu no pós-guerra, quando esteve exilado na Suíça, chamava-lhe “o Luís II da Baviera do Léman”, já que Sandoz tinha um palácio em Burier, junto àquele lago.

No dia 5 de Junho de 1958, Maurice-Yves Sandoz, então com 66 anos, suicidou-se durante um internamento numa clínica psiquiátrica de Lausanne. Três anos antes, tinha feito reconstruir pedra a pedra, numa outra propriedade que possuía na Chardonne, um pavilhão de inspiração neo-clássica, desenhado pelo arquitecto Henri Perregaux, que comprara quando ia ser demolido. Foi aí que o seu irmão Édouard sepultou os seus restos mortais, numa escarpa sobranceira ao Léman.

Sugerir correcção
Comentar