Portugal fez mais, mas não vai alcançar a Rússia no ranking da UEFA

Portugal está no sétimo lugar do ranking de coeficientes da UEFA, mais perto do sexto posto, ocupado pela Rússia. Países como a Holanda, devido ao desempenho do Ajax na Champions, podem aproximar-se ainda esta temporada.

Foto
Eintracht Frankfurt eliminou Benfica é ainda a única equipa alemã em prova nas competições europeias EPA/RONALD WITTEK

Com FC Porto e Benfica a ficarem pelo caminho nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, respectivamente, Portugal está fora das competições da UEFA para o que resta da temporada. Naquilo que preocupa o posicionamento do futebol nacional no coeficiente europeu, ficará tudo na mesma: Portugal teve um melhor desempenho europeu que a Rússia pela primeira vez em cinco anos, mas continuará como sétimo classificado e os russos permanecerão em sexto.

No total da temporada 2018/19, um conjunto de cinco clubes portugueses chegaram a fases mais adiantadas das competições da UEFA do que seis emblemas russos qualificados, mas isso não chega para ultrapassar a Rússia. Na presente época, Portugal fez 10,900 pontos, mais do que a Rússia (7,583) e até do que a França (10,583), apesar de estar mais longe, no quinto lugar.

Nas contas finais desta temporada, o FC Porto — por ter feito uma fase de grupos da Liga dos Campeões sem derrotas e ter chegado aos quartos-de-final — foi a equipa que mais contribuiu para Portugal no ranking da UEFA, seguido de Benfica, Sporting, Sp. Braga e Rio Ave. “Águias” e “dragões” representam 60% dos pontos recolhidos para o futebol nacional nas últimas cinco temporadas, apesar de os “leões” terem dado mais na época passada. Cerca de 34% da pontuação é amealhada pelo clube portista.

Espanha lidera de forma destacada o ranking e tem ainda três equipas nas provas europeias (Barcelona, Valência e Villarreal). Inglaterra é segunda e tem quatro de sete equipas nas meias-finais de Liga dos Campeões e Liga Europa (Liverpool, Tottenham, Arsenal e Chelsea).

PÚBLICO -
Aumentar

O ranking por coeficiente das federações-membro das competições da UEFA contabiliza os pontos que as equipas de cada país conquistam nas últimas cinco temporadas, mediante o desempenho que têm na Liga dos Campeões e Liga Europa. No total, Portugal terminou esta época europeia com 48,232 pontos e a Rússia com 50,549 pontos. No entanto, há que ter em atenção a aproximação da Holanda nestas contas, mas só depois de se ver até onde vai chegar o Ajax na Liga dos Campeões, onde já eliminou Real Madrid e Juventus.

Esta classificação tem influência directa no que os lugares cimeiros da I Liga oferecem quanto ao acesso à Liga dos Campeões (acesso directo ao campeão e terceira pré-eliminatória ao vice-campeão) e à Liga Europa (acesso directo ao terceiro lugar e pré-eliminatórias até ao quinto lugar).

Sugerir correcção
Comentar