Facebook recolheu contactos das contas de email de 1,5 milhões de utilizadores

A rede social classificou a acção como involuntária e prometeu apagar os dados.

Foto
Reuters/Dado Ruvic

O Facebook admitiu esta quinta-feira que descarregou “involuntariamente” contactos das contas de email de 1,5 milhões de novos utilizadores que se juntaram à rede social desde Maio de 2016. A empresa esclareceu que vai eliminar os dados recolhidos e notificar os utilizadores afectados.

Os sites Daily Beast e Business Insider voltaram a alertar no início deste mês que a rede social estava a solicitar a palavra-passe dos emails dos utilizadores que estavam a aceder pela primeira vez ao Facebook. A polémica surgiu porque a rede social estava a solicitar dados que são, à partida, confidenciais e reservados apenas ao próprio utilizador. Em Março, também foi confirmado que houve milhões de passwords de acesso a contas de Facebook e Instagram que estiveram acessíveis aos funcionários destas redes sociais.

Ainda segundo aquelas publicações, o Facebook estava a fazer esta recolha de emails para poder melhorar a função “Pessoas que talvez conheças”, onde é oferecido aos utilizadores a possibilidade de adicionar como amigo uma série de perfis de pessoas baseado nos amigos que existem em comum na rede social.

O Facebook reagiu e afirmou ao Business Insider que parou de pedir a password dos emails “no mês passado” porque descobriu que “em alguns casos, os contactos dos emails dos utilizadores estavam a ser enviados para o Facebook como uma opção para as pessoas verificarem a sua conta quando se inscrevem pela primeira vez”. A empresa anunciou que, quando reparou que alguns utilizadores estavam a cumprir esses requisitos, “os contactos de emails das pessoas eram involuntariamente descarregados para o Facebook”.

“Estimamos que os contactos de email de 1,5 milhões de pessoas foram descarregados. Os contactos não serão partilhados com ninguém e serão eliminados”, assegurou o Facebook em comunicado. “Corrigimos o problema subjacente e estamos a notificar as pessoas que tiveram os seus contactos importados. Os utilizadores também podem rever e gerir os contactos que partilham com o Facebook no menu de definições de conta”, explicou a rede social.

Sugerir correcção
Comentar