Trabalhadores de inspecção sanitária em greve até sábado por carreira especial

“Não se aceita que o Governo perante a falta de médicos veterinários no mapa de pessoal da DGAV concretize um processo de descarada municipalização das competências e de precarização do trabalho de inspecção sanitária”, diz sindicato.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Os veterinários e assistentes técnicos da inspecção sanitária da Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) estão em greve entre esta terça-feira e sábado para reivindicar a criação da carreira especial de inspector sanitário, adiantou uma estrutura sindical.

A greve deve-se à “continuada ausência de resposta do Governo à exigência de criação da carreira de inspecção sanitária, reivindicação da maior justeza que os sucessivos governos têm ignorado”, explicou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), em comunicado.

Esta situação tem causado “um crescente descontentamento e indignação” por parte dos trabalhadores que exercem funções de inspecção na DGAV que não vêem reconhecido o seu “esforço e dedicação” na melhoria do seu estatuto profissional e das condições de trabalho, referiu.

A estrutura sindical sustentou que “por mais” que o director-geral de Alimentação e Veterinária diga que está a ser preparado um projecto de criação de carreira especial de veterinário oficial, até hoje não recebeu qualquer projecto para apreciação e negociação.

Falta de médicos veterinários

“Não se aceita, entretanto, que o Governo perante a falta de médicos veterinários no mapa de pessoal da DGAV concretize um processo de descarada municipalização das competências e de precarização do trabalho de inspecção sanitária, pondo em causa a saúde pública, o poder de autoridade sanitária veterinária da DGAV e o estatuto profissional que já deveria estar criado”, vincou.

Segundo o STFPSN, esta situação fica agravada com a recente criação da “Bolsa de Inspectores Veterinários” para a contratação ocasional de médicos veterinários, classificando-a como uma “autêntica praça de jorna” que só irá agravar a precarização das funções de inspecção e desvalorizará o direito à carreira e à respectiva progressão.

“A adesão à greve é fundamental para obrigar o Governo a apresentar o projecto de criação da carreira especial de ‘veterinário oficial da DGAV’, a negociá-lo e a aprová-lo”, apelou.

Na nota, o sindicato sustenta que além da criação da carreira especial de inspector sanitário, os trabalhadores reivindicam também o fim do processo de municipalização da inspecção sanitária e a aplicação do despacho Nº40/G/2017.

Sugerir correcção
Comentar