PSD sobe, PS desce, e no fim ganha António Costa

Poderá Rui Rio derrotar António Costa em Outubro? A resposta cínica, mas ao mesmo tempo muito realista, é esta: o que é que isso interessa?

Anda por aí grande entusiasmo à direita com algumas sondagens que dão uma significativa recuperação ao PSD, que depois de já ter estado a mais de 20 pontos do PS (há coisa de dois anos) está agora a apenas sete, segundo os últimos números da Aximage. Há até quem pergunte: poderá Rui Rio derrotar António Costa em Outubro? A resposta cínica, mas ao mesmo tempo muito realista, é esta: o que é que isso interessa? Ainda que derrote, em substância vai dar o mesmo – o destino de Rui Rio nunca será diferente do de Pedro Passos Coelho. Se um cataclismo provocasse o descalabro do PS (coisa em que não acredito), o próximo primeiro-ministro voltaria sempre a ser António Costa, porque nenhuma sondagem dá à direita mais votos do que à esquerda, nem sequer perto disso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 36 comentários