Yann Tiersen apresenta novo álbum All em Setembro em Portugal

As datas agendadas são a 29 de Setembro no Campo Pequeno, em Lisboa, e no dia seguinte no Coliseu do Porto.

Tiersen em concerto no Festival Primavera Sound, no Porto, em 2012
Foto
Tiersen em concerto no Festival Primavera Sound, no Porto, em 2012 PAULO PIMENTA

O músico francês Yann Tiersen vai dar dois concertos em Setembro em Lisboa e no Porto, nos quais apresentará o álbum All, que editou em Fevereiro, foi anunciado esta segunda-feira.

O compositor, que tem sido presença regular em palcos nacionais há quase 20 anos, estará a 29 de Setembro no Campo Pequeno, em Lisboa, e no dia seguinte no Coliseu do Porto.

As datas em Portugal fazem parte de uma digressão europeia com o álbum All, editado em Fevereiro e gravado na ilha de Ushant, na costa oeste de França, onde o músico vive. Foi lá que Yann Tiersen converteu uma antiga discoteca num estúdio de música e centro cultural, batizado de The Eskal e inaugurado em Fevereiro com a apresentação das composições novas.

All está marcado pela temática do ambiente, já presente no álbum anterior EUSA, de 2016, e as composições estão impregnadas de sons gravados na natureza, na região da Bretanha e nos Estados Unidos, lê-se na página oficial de Yann Tiersen. No álbum participam ainda os músicos Ólavur Jákupsson, Anna von Hausswolff, Emilie Tiersen e Denez.

Com formação clássica e experiência no rock, Yann Tiersen, 48 anos, tem uma dezena de álbuns autorais editados de 1995, entre os quais Le Phare (1998), L'absente (2001) e Dust Lane (2010), e seis álbuns de composições para cinema. É dele a música original dos filmes O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet, e Adeus, Lenine (2003), de Wolfgang Becker.

Em paralelo à música, Yann Tiersen tem feito uma “vagarosa viagem à volta do mundo em bicicleta”, tendo já feito percursos na Bretanha e na Noruega.