Catarina Martins desafia PS a rever leis laborais à esquerda contra precariedade

Coordenadora do Bloco marcou presença no encerramento da Conferência dos Jovens do BE, na escola secundária Gil Vicente, em Lisboa.

Foto
Catarina Martins. coordenadora do Bloco de Esquerda LUSA/NUNO FOX

A coordenadora do BE, Catarina Martins, desafiou neste domingo o PS a ter a “coragem de aprofundar o caminho” contra a precariedade laboral e não acordar com “os patrões ou a direita” a revisão das leis do trabalho.

“Puxar o país para cima exige esse acordo à esquerda, e cabe ao PS escolher o que quer fazer: andar para trás e acordar com os patrões ou a direita, que nunca tem uma solução para oferecer, ou, pelo contrário, ter a coragem de aprofundar o caminho que responda por quem trabalha e conseguir fazer uma legislação à esquerda no parlamento”, desafiou Catarina Martins.

No encerramento da Conferência dos Jovens do BE, na escola secundária Gil Vicente, em Lisboa, a líder bloquista vincou: "O BE cá estará para esse trabalho. Veremos, veremos, o que acontece”.

O semanário Expresso noticiou no sábado que o Governo dá como impossível um acordo à esquerda sobre as leis laborais. 

“Oiço tantas vezes o primeiro-ministro dizer coisas como 'é preciso parar a emigração dos mais novos' ou ‘têm de querer voltar'. Entendamo-nos. Se nós levamos a sério dizer que temos jovens qualificados que queremos que trabalhem em Portugal, então, comecemos por fazer o que é preciso fazer na legislação laboral”, declarou.

Para Catarina Martins, “o que é preciso fazer é agora no Parlamento acabar com a extensão do período experimental, acabar com a extensão dos contratos de muito curta duração, acabar com os bancos de horas fora da contratação colectiva”.

A coordenadora do BE defendeu que o caminho é o de “ter mais e melhores horários, e não mais horas de trabalho por menos dinheiro”, respeitando “quem trabalha por turnos e quem tem trabalho nocturno”, e combatendo a precariedade.

“Se o fizermos vamos conseguir duas coisas: que quem é jovem em Portugal aqui queira viver e aqui queira pensar o seu futuro e que a segurança social fique com as contas bem mais sólidas”, sustentou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários