Aconteceu tudo ao PSG para não ser campeão em Lille

Derrota pesada dos parisienses frente ao segundo classificado deixa decisão do título francês em suspenso por mais uns dias.

Foto
Mbappé bem tentou, mas não evitou o naufrágio do PSG em Lille Reuters/PASCAL ROSSIGNOL

O PSG só precisava de um empate para ser campeão neste domingo, mas os festejos parisienses ficaram adiados por mais uma semana, depois da derrota na casa do Lille por 5-1. Foi um jogo em que aconteceu tudo à formação orientada por Thomas Tuchel, entre um autogolo, dois golos anulados, dois jogadores lesionados na primeira parte, um jogador expulso e uma goleada sofrida. Nada disso, claro, foi culpa do Lille, que aproveitou o enfraquecimento progressivo do adversário durante o jogo para ganhar com enorme autoridade e reforçar a sua posição de qualificação directa para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Foi um início de jogo alucinante no Stade Pierre Mauroy. Aos 2’, Mbappé marcou, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo, e aos 7’, o Lille, com os portugueses José Fonte e Xeka de início, colocou-se em vantagem com um autogolo de Thomas Meunier, mas o PSG reagiu de imediato com um golo de Bernat aos 11’ a responder a um cruzamento perfeito de Mbappé, o único saudável entre os três magníficos do ataque parisiense – Neymar e Cavani estão lesionados.

Mas quando parecia que o PSG estava lançado para a vitória e para o título, mas a Lei de Murphy impôs-se definitivamente. Aos 12, voltou a ser anulado um golo a Mbappé por fora-de-jogo, aos 16’, Thiago Silva lesionou-se e deu lugar a Thilo Kehrer, e o mesmo aconteceu a Meunier aos 24’ (entrou Diaby). Depois, Bernat, que tinha feito o golo do empate, viu cartão vermelho directo aos 36’ por falta sobre Nicolas Pépé quando este ia isolado rumo à baliza de Areola.

Com menos um, o PSG ficou completamente à mercê do Lille e dos seus rápidos avançados, sobretudo de Pépé, que tem sido um dos grandes goleadores da Ligue 1. Aos 51’, Pepé colocou o Lille em vantagem, Bamba elevou para 3-1 aos 65’ e o jovem defesa brasileiro Gabriel Magalhães cabeceou para o 4-1 aos 71’. Ainda houve tempo para haver um toque português nesta goleada, com José Fonte, capitão do Lille, a marcar de cabeça o 5-1 aos 84’, confirmando uma inesperada humilhação para o campeão anunciado, que sofreu apenas a sua quinta derrota da época em todas as competições.

Não será, no entanto, um resultado que faça grande mossa nas aspirações parisiense em chegar ao seu oitavo título, o sexto nas últimas sete temporadas. Para que tal aconteça, basta ganhar ao Nantes a meio da semana, num jogo que tem em atraso. Já o Lille fica com oito pontos em relação ao Lyon na luta pelo apuramento directo para a fase de grupos da Champions.

Sugerir correcção
Comentar