Alterações à circulação na zona da Ribeira do Porto entram em vigor esta terça-feira

Estas alterações pretendem reduzir a pressão exercida pelo trânsito automóvel no centro da cidade.

Foto
Regina Coelho/Público

A Câmara do Porto anunciou esta sexta-feira que a partir de terça-feira a circulação automóvel na zona da Ribeira sofrerá alterações, uma medida com o objectivo de gerar “dispersão maior da pressão exercida pelo trânsito automóvel naquela zona”.

Em nota publicada no seu site oficial, a autarquia destaca que os veículos que desçam a rua de Mouzinho da Silveira até ao seu final vão passar a poder virar à esquerda na rua do Infante D. Henrique, em direcção ao túnel e ao tabuleiro inferior da ponte Luís I.

Por outro lado, os veículos que circulam pelo túnel vindos do lado da ponte passam a poder virar à direita logo no final e a subir a rua de São João, que passa a ter sentido único ascendente e a dar acesso ao troço superior da rua de Mouzinho da Silveira, evitando assim ir à praça do Infante para quem queira dirigir-se às zonas da Sé, São Bento ou Aliados.

“Estas novas alterações da circulação vêm ao encontro das que estão a ser introduzidas desde há alguns meses na zona do Centro Histórico, as quais apontam para uma dispersão maior da pressão exercida pelo trânsito automóvel naquela zona e em todo o centro da cidade”, justifica a Câmara do Porto.

Outra das novidades é que a rua de Belmonte passará a ter um sentido único ascendente, uma alteração que de acordo com o comunicado camarário acontecerá “em breve” e que visa “resolver os constantes problemas de circulação nesta artéria, claramente exígua para suportar uma configuração de dois sentidos de trânsito”.

A autarquia portuense avança, ainda, que “conjugada com esta modificação estará a inversão de sentido da rua de Ferreira Borges que passa a ser ascendente, o que criará um corredor de ligação entre a cota baixa e a cota alta da cidade, alternativo à rua de Mouzinho da Silveira”.

Por fim, está prevista a criação de um eixo pedonal da rua das Flores até à Ribeira, modificação que, e conforme descreve a nota, implica a pedonalização da zona de circulação automóvel no Largo de São Domingos, numa medida de complementaridade ao reforço dos atravessamentos da Rua do Infante D. Henrique.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários