Multa e carro apreendido por utilização de detector de radares

GNR intercepta condutor na A1 na zona de Santarém. Uso de detectores de radares pode valer multa de até 2500 euros.

Lisboa
Fotogaleria
Daniel Rocha
O detector de radares apreendido pela GNR
Fotogaleria
O detector de radares apreendido pela GNR GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém informou esta quarta-feira que apreendeu pela terceira vez desde o início do ano um detector de radares na sua área de patrulha na A1. O condutor que utilizava o equipamento ficou com o seu veículo apreendido e foi multado.

Estes detectores de radares, que são ilegais, são capazes de localizar equipamentos de controlo de velocidade instalados nas vias ao redor do veículo em circulação, perturbando o “funcionamento de instrumentos destinados à detecção ou registo das infracções”, explica a GNR. A sua utilização é punível por multa “que pode variar entre os 500 euros e os 2500 euros, além da apreensão do veículo que o transporta”.

GNR combate circulação pela via do meio e da esquerda

A GNR realiza no próximo fim-de-semana a operação “Via Livre”. O objectivo é sensibilizar os condutores para a obrigatoriedade de circular pela via mais à direita, evitando “a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda, sem que exista tráfego na via mais à direita das auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos”.

A desobediência desta norma, lembra a GNR, provoca “constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez do tráfego, o que muitas vezes motiva a ocorrência de comportamentos desviantes e o cometimento de outras infracções por parte dos restantes condutores, potenciando as ultrapassagens pela direita ou a redução brusca da velocidade”, e consequentemente eleva o risco de acidente.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários