A ascensão e queda de Assange e o exílio russo de Snowden: cinco artigos para ler

Cinco leituras com o filme dos acontecimentos que culminaram, esta quinta-feira, na detenção do fundador do site de denúncias Wikileaks.

Foto
Reuters/Peter Nicholls

A detenção

Barbudo, envelhecido e aos berros. Depois de quase sete anos refugiado na embaixada do Equador em Londres, o hacker, jornalista e activista australiano Julian Assange foi detido esta quinta-feira pela polícia britânica. Os Estados Unidos já requereram a extradição do homem que Washington diz que ajudou Chelsea Manning a obter e difundir documentos militares secretos.

Como chegámos aqui?

Recorde a história da ascensão e queda de Assange, desde o estrondo com que o site de denúncias Wikileaks irrompeu na cena internacional em 2010 com a divulgação de documentos militares e diplomáticos secretos dos EUA, à acusação por violação na Suécia e a fuga para a embaixada equatoriana.

E quem é Assange afinal?

Filho de um casal com uma vida nómada, Assange aprendeu cedo a desafiar a autoridade e completou os estudos em casa, lendo avidamente o que encontrava na biblioteca. Teve o primeiro encontro com a lei aos 20 anos, mas altura escapou com uma pequena multa decretada por um juiz que considerou que o jovem hacker era simplesmente movido pela curiosidade.

As frases na embaixada

Assange não esteve em silêncio nos últimos sete anos, e continuou a intervir através de algumas entrevistas e através das redes sociais. Recorde algumas declarações.

E Snowden?

Seguindo as pisadas do WikiLeaks, o informático norte-americano Edward Snowden expôs a existência programas de vigilância em massa, tornando-se procurado pelos EUA. Vive hoje exilado em Moscovo e é um activista da liberdade de imprensa.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários