Dirk Nowitzki, o fiel alemão

Foram 21 anos na NBA para aquele que ficará, seguramente, como um dos melhores basquetebolistas de sempre. Só foi campeão uma vez, mas a sua influência foi muito para lá dos títulos.

Foto
Reuters/Jerome Miron

“Que merda é esta?” Foi este o desabafo de Charles Barkley, um dos melhores basquetebolistas de sempre, quando um jovem alemão alto e lingrinhas fez um afundanço bem na cara dele. Estávamos em 1997 e um grupo de “estrelas” da Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional (NBA), que incluía outras futuras lendas como Michael Jordan e Scottie Pippen, andava em digressão pelo mundo. Esse alemão lingrinhas de 18 anos não só afundou na cara de Sir Charles como marcou 52 pontos. No final desse jogo, o sempre directo Barkley foi ter com ele. “Meu, quem és tu?” “Sou o Dirk Nowitzki”, respondeu o rapaz. “Tens de ir jogar para Auburn, a minha universidade”, retorquiu Barkley. “Não posso, tenho de cumprir serviço militar”, lamentou o alemão. “Não vais nada. Ninguém com 2,13m vai para o Exército, não conseguirias esconder-te em lado nenhum.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar