O mundo caiu num brilhante buraco negro. E agora?

Depois da revelação da primeira imagem de um buraco negro, que mora na distante galáxia M87, os cientistas do projecto do Telescópio do Horizonte de Eventos já estarão a analisar os dados sobre o “monstro celeste” que está no centro da nossa galáxia.

Foto
A primeira imagem de um buraco negro, revelada esta quarta-feira EHT

O mundo viu esta quarta-feira, pela primeira vez, a imagem de um buraco negro supermaciço. Algumas pessoas só tinham ouvido falar sobre isto em livros e filmes de ficção científica, muitos não sabiam sequer que nunca antes tinha sido revelada uma imagem de um buraco negro, algumas centenas de milhares de cientistas e fãs da astrofísica aguardavam com enorme expectativa o momento da revelação e cerca de 200 cientistas (que fazem parte do projecto) já sabiam como era o buraco negro da distante galáxia M87. Todos caímos esta quarta-feira na sombra emoldurada por um anel de luz que assinalou um marco da astrofísica e confirmou que Einstein estava certo nos cálculos que apresentou há mais de cem anos. O próximo episódio desta saga sobre o universo pode passar-se, desta vez, no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários