Alexandre “engraxa” sapatilhas há dois anos — e agora até tem um serviço de urgência

A Engraxat já tem espaço físico em Vila Nova de Famalicão e Alexandre Marques, de 25 anos, oferece um serviço de urgência que resolve “na hora” o problema de um qualquer par de sapatilhas.

Foto
Nelson Garrido

Engraxar sapatilhas, reinventando a actividade do avô, foi a oportunidade de negócio agarrada há dois anos por um jovem de Famalicão, que agora abriu uma loja própria naquela cidade, sinal do “sucesso” alcançado. Alexandre Marques, de 25 anos, admitiu à Lusa que a história da Engraxat vem fazendo jus à expressão “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

“No início, havia aquela dúvida sobre quem estaria por detrás do negócio, se a engraxadela funcionaria ou não, se seria financeiramente compensadora”, referiu. “Mas, entretanto, a coisa foi passando de boca em boca e hoje posso dizer que o negócio está a correr bem”, referiu.

Neto de engraxador, Alexandre trabalhou alguns anos em lojas de desporto, sendo frequentemente questionado pelos clientes sobre como limpar as sapatilhas. Foi então que lhe surgiu a ideia de se tornar “engraxador de sapatilhas”, tendo começado a estruturar o plano de negócios da Engraxat em Setembro de 2016, com o apoio da equipa do Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Famalicão Made IN.

O negócio foi lançado em Março de 2017, como o P3 noticiou, e, no último sábado, 6 de Abril, Alexandre abriu uma loja própria, em Famalicão. “Agora, os clientes podem deixar directamente aqui as suas sapatilhas para engraxar”, referiu. No entanto, o calçado pode ainda ser deixado em vários locais da cidade, como um café, uma barbearia, uma escola de dança, um ginásio e uma academia de futebol. Em três ou quatro dias, as sapatilhas ficam prontas, “a brilhar”.

Foto
Alexandre Marques, de 25 anos, vive em Vila Nova de Famalicão. Nelson Garrido

“A engraxadela acaba por compensar ao cliente, já que há sapatilhas que são extremamente caras e que, depois de passarem pelas minhas mãos, ficam como novas”, explicou. A Engraxat tem mesmo um “serviço de urgência”, que resolve “na hora” o problema de um qualquer par de sapatilhas pelo qual o cliente não possa esperar.

No fundo, este serviço segue, “de certa forma”, o espírito dos tradicionais engraxadores de rua, em que o cliente, ao fim de poucos minutos, sai com os sapatos a brilhar. No entanto, a Engraxat vai além disso, apostando na total reinvenção da actividade de engraxador. Ali, o cliente pode optar pela limpeza clássica, relativa apenas ao exterior da sapatilha, ou pela limpeza profunda, que inclui limpeza exterior, interior, serviço de fragrância e desodorização.

A empresa vai também começar a trabalhar com uma transportadora a nível nacional, para recolher e entregar as sapatilhas em qualquer ponto do país, sem que a pessoa tenha de se deslocar a Famalicão.

Sugerir correcção
Comentar