Os zombies de Jim Jarmusch vão abrir Cannes

Segundo a revista Variety, The dead don’t die, o próximo filme do realizador norte-americano, vai abrir a 72ª edição do festival francês, a 14 de Maio.

,Zumbi
Foto
Danny Glover, Bill Murray e Adam Driver unidos contra os zombies em The dead don't die DR

A 14 de Maio, Tilda Swinton, Bill Murray, Adam Driver e Chloë Sevigny vão combater zombies na abertura da 72ª edição do Festival de Cannes. The Dead don't die, a nova comédia de Jim Jarmusch, ícone do cinema independente norte-americano, vai ser o filme de arranque festival. O anúncio oficial da programação final desta edição de Cannes só será anunciada a 18 deste mês, mas os programadores acabam de disponibilizar a informação sobre a abertura.

Zombies e Jim Jarmusch pode parecer uma combinação estranha, mas há que lembrar que, em 2013, o realizador assinou Só os Amantes Sobrevivem, um idiossincrásico filme de vampiros com Tilda Swinton e Tom Hiddleston que é completamente Jarmusch.

trailer de The Dead Don't Die, que lida com um ataque de zombies na pequena e pacata cidade de Centerville e conta também com nomes recorrentes na obra do realizador, como Steve Buscemi, Iggy Pop ou Tom Waits, bem como Danny Glover, Selena Gomez, Chloe Sevigny ou Rosie Perez, saiu no passado dia 1. A julgar por essas imagens, tem um tom bem menos sério do que Só os Amantes Sobrevivem. Tem sido descrita, a 13ª longa-metragem do realizador, como uma bem humorada e às vezes assustadora subversão do género. 

Jarmusch foi o vencedor da Câmara de Ouro de Cannes, prémio atribuído nao melhor primeiro filme, em 1984, por Stranger than Paradise, um filme farol para o novo cinema independente americano, e o seu cinema - “elegante cinema rock'n'roll” segundo o comunicado os programadores de Cannes tem sido distinguido na Croisette: Palma de Ouro para a curta-metragem em 1993 a Coffee and Cigarettes, e Grand Prix, em 2005, a Broken Flowers.

A edição deste ano do Festival de Cannes, que decorre de 14 a 25 de Maio, terá o mexicano Alejandro González Iñárritu como presidente do júri. John Carpenter será homenageado como vencedor do prémio de carreira Le Carrosse d’Or. Esperam-se na competição filmes como Era uma vez...em Hollywood de Quentin Tarantino, The Laundromat, de Steven Soderbergh ou Parasite, de Bong Joon-ho.