DR
Foto
DR

Numa volta ao mundo em bicicleta, Dean ganhou um animal de companhia

Estava na fronteira entre a Bósnia e Montenegro quando resgatou uma gata que agora, diz, não vai deixar para trás durante o resto da viagem. “Se tens um animal de companhia sabes como é. É companheirismo verdadeiro.”

Deixou Dunbar, na Escócia, sozinho, em cima de uma bicicleta. O plano de Dean Nicholson, 31 anos, era pedalar pelo mundo, sem pressa, sem amarras. Estava no nono país, no terceiro mês, algures na fronteira entre a Bósnia e o Montenegro, quando a viagem se alterou ligeiramente — e de forma adorável.​

Começou a ouvir um miar incessante. Continuou a pedalar, a gata seguia-o para todo o lado. Parou. O primeiro pensamento que lhe ocorreu podia ditar o fim de uma aventura: “Não vou levá-la.” Mas não lhe resistiu. “Pela natureza amigável dela e pela fome que tinha tornou-se claro que tinha sido abandonada”, escreveu, numa publicação no Instagram. 

Deu-lhe comida, arranjou espaço na bicicleta, pegou nela e levou-a ao veterinário. Chamou-lhe Nala​ e não havia como voltar atrás: arranjou-lhe um passaporte para animais de companhia e seguiu viagem, agora acompanhado.

View this post on Instagram

???????????? Had to seek shelter 30 miles into our cycle this morning due to heavy rain, luckily soon as it started we found an old abandoned house which is perfect as it acts as further protection from the elements ???????????? ?????? ???????????? ???????????? Our plan now is to head back down to Athens, we have 17 days before we get the ferry over to Santorini so we are going to take a more coastal route hoping to find a few cool places to explore! • ???????????? • ???????????? • ???????????? • ???????????? • ???????????? #wildcamping #wildcampingtips #tent #vangotents #campinglife #campingwithcats #cats #shouldercat #adventurecat #chillyseverywhere #spiritofadventure #forwhereveryougo #forwhereveryouwander #weatherornot #trek920disc #rain #travel #adventurebybike #adventure #adventureseeker #travelblogging #beautyofcycling #cycletheworld #cycletouring #worldbybike

A post shared by 1bike1world (@1bike1world) on

A história do resgate de uma companheira de viagem improvável chamou a atenção de Dodo, um conhecido site de vídeos virais relacionados com animais, e a aventura dos dois juntou 253 mil seguidores no Instagram.

Na estrada, também não consegue passar despercebido. Nala viaja numa cesta que Dean acoplou à bicicleta (embora a gata prefira andar às cavalitas do ciclista).“Tudo o que faço tenho de fazer com ela.” Quando Nala apanhou chuva e desenvolveu uma infecção respiratória, Dean parou durante três semanas num hostel —  o escocês escolhe normalmente campismo selvagem —  para que a “gata pudesse recuperar”.

O plano, já dissemos, era ver o mundo. “Agora também terei visto esta gata a crescer. O que é talvez ainda mais fantástico.” Desde que Nala subiu para a bicicleta e começou a obrigá-lo a tirar os olhos da estrada, o ritmo da viagem abrandou. Estão agora em Santorini, na Grécia, onde Dean arranjou um emprego de Verão. Em Salónica, tatuou uma patinha de gata no braço. “Esta é basicamente a viagem dela. Fica comigo até ao fim, agora. Se tens um animal de companhia sabes como é”, diz, no vídeo do Dodo. “É companheirismo verdadeiro.”