Dinheiro para Casa Eficiente em risco de não chegar às famílias

O Governo está a tentar trazer mais bancos para o Casa Eficiente 2020, um programa “pioneiro” para aumentar o conforto e reduzir a factura energética das casas portuguesas. O sector da construção diz que o problema “está nos juros incompreensivelmente acima dos valores praticados nos créditos ao consumo”, chegando aos 10%.

Foto
Casa Eficiente pretende aumentar conforto e reduzir consumo energético Adriano Miranda / Publico

Tinha tudo para dar certo: linha de financiamento assegurada em condições especiais pelo Banco Europeu de Investimento (no montante de 100 milhões de euros), vontade política (o programa foi promovido pelo Governo) e uma confederação sectorial, a da Construção e do Imobiliário (CPCI), a atravessar-se pelo sucesso do programa. O cenário favorável não foi, porém, suficiente para atingir o sucesso que as três entidades vaticinaram e, cumprido um terço da sua duração, o número de projectos viabilizados e o montante de empréstimos concedidos continuam muito reduzidos. De tal forma que o presidente da CPCI, Manuel Reis Campos, limita-se a dizer que “o programa não arrancou”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários