Autarca da Figueira da Foz é o novo secretário de Estado do Ambiente

João Albino Ataíde das Neves foi director nacional adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra e do Porto e juíz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra. Vai substituir Carlos Martins, que se demitiu depois da polémica nomeação do primo como seu adjunto.

Foto
João Ataíde das Neves Paulo Novais/Lusa (arquivo)

João Albino Rainho Ataíde das Neves, actual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, é o novo secretário de Estado do Ambiente, anunciou hoje a Presidência da República no seu site.

Ataíde das Neves, natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, vai substituir Carlos Martins, o anterior titular do cargo, que se demitiu na quinta-feira, depois de se ter sabido que tinha nomeado para o seu gabinete, como adjunto, o primo Armindo dos Santos Alves, que também já se demitiu.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves é juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra com licença sem vencimento desde 2009, quando se candidatou à Câmara da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS. Foi director nacional adjunto da Polícia Judiciária, tendo também liderado as directorias de Coimbra e do Porto desta polícia. 

Numa síntese biográfica das Personalidades Cooptadas para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, lê-se que também foi perito, representando o Estado Português, para acompanhar no Conselho da Europa os trabalhos da Comissão Ad Hoc sobre a Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos. Acompanhou ainda algumas reuniões da Comissão Europeia para discussão do plano comum de acção relativo à mesma temática.

Frequentou o Curso de Auditores Nacionais de 2008/2009 do Instituto de Defesa Nacional e o Curso de Pós-Graduação em Justiça Europeia de Direitos do Homem da Faculdade de Direito de Coimbra, bem como o Curso de Organização e Gestão de Tribunais do CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e da ASJP (Associação Sindical dos Juízes Portugueses).

Em Outubro de 2009 assumiu o seu primeiro mandato como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. É membro da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, do Conselho dos Julgados de Paz e exerce ainda as funções de Vice-Presidente da Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Em 2013 foi reeleito presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, exercendo igualmente, desde o início de 2014, as funções de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

A posse terá lugar na quinta-feira, 11 de Abril, pelas 18h00, no Palácio de Belém. Esta é a sétima mexida no Governo liderado por António Costa, depois de quatro remodelações a nível ministerial e de outras duas apenas a nível de secretários de Estado.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários