Palcos da semana

Música ao saxofone, num festival-laboratório e com substância, a par de dança para Sophia e de cultura pop em ópera.

Foto
Icon - Uma Ópera do Século XXI Atelier Bildraum

Ópera
A morte saiu à cultura pop

O ponto de partida é uma imagem: a da “máscara de morte” da mulher conhecida como “a desconhecida do Sena”, que terá morrido afogada no rio francês com o rosto fixo num sorriso enigmático – sorriso que viria a inspirar toda uma legião de artistas. Entre eles estão agora Frederik Neyrinck e Sabryna Pierre, autores, respectivamente, da música e do libreto de Icon - Uma Ópera do Século XXI. Retrata a cultura visual contemporânea pondo a acção em palco, na passarela ou num set de filmagens, com ecos de Andy Warhol (Icon é, afinal, um anagrama de Nico) e sem lugar para a distância entre artista e espectador. É interpretada pela soprano Lieselot De Wilde e o actor Tibo Vandenborre, com encenação do colectivo Atelier Bildraum.

 

Foto
Jacco Gardner Bárbara Raquel Moreira

Música
Guimarães no festival dos “P"

Público a ouvir, músicos a trabalhar, todos a pensar. Guimarães é novamente transformada em cidade da música pelo Westway Lab, o festival-laboratório dos três “P": processo, pensamento e produto. Neste, cabem os concertos. O programa da sexta edição dá particular atenção à música canadiana, recebendo Sarah MacDougall, Tribe Royal, Megan Nash, Les Deuxluxes e The East Pointers. Mas uma das estrelas do cartaz vem da Holanda: Jacco Gardner, que faz honras de abertura com o álbum Somnium (2018). Outras excepções são a italiana Violetta Zironi e o norte-americano Tashi Wada com Julia Holter. Na comitiva portuguesa alinham Neev, Marta Pereira da Costa, Vaarwell, Whales, Batida, The Black Mamba e os vimaranenses Captain Boy, Mister Roland e Paraguaii. Voltando aos “P”, o processo diz respeito às residências artísticas desenvolvidas antes de o festival começar, cujo resultado é agora mostrado em showcase; o pensamento, às conferências e conversas que juntam centenas de profissionais, portugueses e estrangeiros, a discutir “os desafios colocados [à música] pela aceleração do mundo”.

 

Foto
Colin Stetson DR

Música
Uma banda num sax

Quem escutar com atenção trabalhos de Arcade Fire, Bon Iver, Feist, TV On The Radio ou Tom Waits há-de encontrá-lo. O saxofonista Colin Stetson, que se move entre o jazz e o indie-rock, impressiona pela técnica, pela estética e por conseguir soar como uma banda inteira. Longe de ser apenas um instrumentista, é compositor com provas dadas. Autor da trilogia New History Warfare, foi nomeado duas vezes para o prémio Polaris. O álbum All This I Do For Glory (2017) motiva o regresso a Portugal para dois concertos em nome próprio e outro no festival Tremor (já esgotado).

 

Foto
Na Substância do Tempo (ensaio) Helena Gonçalves

Dança
Sophia em movimento

A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo prepara-se para estrear um novo espectáculo. Na verdade, três: Em Redor da Suspensão, Outono e Requiem, com música de Rachmaninov, Mahler e Britten, respectivamente. Vasco Wellenkamp, fundador da companhia, trata das coreografias (em parceria com Miguel Ramalho na primeira). Combinam-se Na Substância do Tempo, um programa que homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen a propósito do centenário do seu nascimento e que vai andar pelo país até ao final do ano. Depois da estreia no Teatro Camões, em Lisboa, vai à Moita (27 de Abril), a Setúbal (31 de Maio), a Bragança (7 de Setembro) e a Coimbra (29 de Novembro), fechando o périplo com um regresso à capital, mas ao Centro Cultural de Belém (13 de Dezembro).

 

Foto
Peter Hook Paulo Pimenta

Música
Substância(s) ao vivo

Outra substância e outro tempo vêm na bagagem de Peter Hook: a Manchester de Joy Division e New Order, grupos míticos da cena musical inglesa dos anos 1970/80 a que o baixista fica para sempre associado. The Light, a banda que em 2010 prestou tributo ao malogrado Ian Curtis no FAC251 (o clube que, pelas mãos de Hook, veio recuperar o lendário quartel-general da Factory), acompanha-o ao vivo. No alinhamento vem a lembrança dos singles das compilações Substance: a que os New Order publicaram em 1987 e a que saiu no ano seguinte com material dos Joy Division.

 

Mais palcos? Por aqui

Guia do Lazer: musica, teatro, dança, ópera, exposições e muito mais

Sugerir correcção
Comentar