O fim-de-semana do Mundo Abreu promete festa e descontos “até 55%” nas férias

Já não é uma “feira pura e dura”: há os chamativos descontos, mas também concertos, estrelas de futebol, conversas de viajantes. Dito o “o maior evento nacional de viagens”, decorre na FIL do Parque das Nações a 6 e 7 de Abril e por agências da rede por todo o país.

de praia
Fotogaleria
Os portugueses andam a procurar muito os destinos no Mediterrâneo, diz a Abreu. A Sardenha é bom exemplo DR/Turismo da Sardenha
,Bávaro
Fotogaleria
Que férias querem os portugueses? O barómetro do Mundo Abreu é um dos melhores indicadores DR
Fotogaleria
Há uma "recuperação da Turquia" (aqui um momento num anterior Mundo Abreu na FIL) xxx direitos reservados
,de praia
Fotogaleria
São Tomé e Príncipe não pára de crescer em procura (foto: Príncipe) Miguel Madeira
Fotogaleria
Em alta, os circuitos a Oriente DR
Torre Eiffel
Fotogaleria
As cidades europeias continuam a ser muito procuradas este ano. (foto: Paris) Gonzalo Fuentes/Reuters

O mote é “A viagem da sua vida”, o conceito passa pela “troca de experiências”, a fama não lhe é alheia e a promessa é de descontos em férias “até 55%”. É a 17.ª edição do Mundo Abreu, iniciativa da maior agência de viagens do país na FIL do Parque das Nações, Lisboa, dias 6 e 7 de Abril, com entrada gratuita. E com garantia dos mesmos descontos em cerca de uma centena de agências da rede por todo o país.

“Temos um novo conceito, que vai para além da feira pura e dura”, diz à Fugas Alberto Machado, porta-voz do Mundo Abreu. Este fim-de-semana, quem entrar no pavilhão 4 da FIL vai não só poder entrar num prometido mundo de descontos em milhares de programas de férias, como também numa festa, tornada “um grande evento”, e num mundo de “experiências”. O programa inclui concertos e conversas – além dos sempre chamativos sorteios de viagens.

É “o grande momento da reserva antecipada em Portugal”, resume Alberto Machado que, não querendo indicar expectativas de números de visitantes, até porque o formato mudou, diz que serão “muitos, muitos milhares”. E avança um dado de mudança no comportamento dos turistas portugueses: estão “crescentemente” a deixar de reservar as férias à última da hora”.

Para ir prevenido, podem consultar-se online as brochuras das férias em destaque e em promoção: há uma grande brochura geral (420 páginas) com todo o tipo de propostas por Portugal e pelo mundo, dos tradicionais pacotes turísticos a grandes viagens e circuitos, cruzeiros ou “viagens (im)prováveis” (aqui incluem-se destinos como Guiné-Bissau e o Príncipe de São Tomé, Butão, Gronelândia, Arménia ou Bulgária, Líbano, Equador com Galápagos ou mesmo a Coreia do Norte com Pequim). Há ainda duas brochuras dedicadas a Portugal, uma de estadias e uma last minute com promoções de última hora em férias para breve, e ainda um outro folheto de promoções para Tunísia, Cabo Verde e cruzeiros.

No barómetro de tendências da Abreu, resumido por Alberto Machado, há um crescimento de procura por parte dos portugueses de destinos no Mediterrâneo (a Sardenha é bom exemplo, mas a Calábria também está a destacar-se), uma “reafirmação das Caraíbas” e a continuação em alta de Cabo Verde, a “recuperação da Turquia”, mais Marrocos ou São Tomé e Príncipe a “crescer a cada ano”. Nas tendências, destacam-se ainda os cruzeiros, que “estão em grande este ano”, as cidades europeias em geral e uma “grande procura” por grandes viagens, particularmente a Oriente, ou de circuitos europeus. Já a procura por destinos portugueses está em “crescimento generalizado”, seja pelo tradicional Algarve e Madeira (com Porto Santo a destacar-se no Verão), seja pelos Açores, que “crescem a olhos vistos”.

Querendo tornar-se mais festiva - embora o foco continue a ser nas vendas - a animação do Mundo Abreu conta, no sábado, com Calema (11h), Virgul (13h50), Anjos (15h); no domingo, com Áurea e Gisela João (17h). É de esperar que as viagens façam parte do palco e o programa conta ainda com palestras do jornalista e comentador Luís Pedro Nunes (Inimigo Público, Eixo do Mal), dos ex-futebolistas Nuno Gomes e Helton (os dois primeiros no sábado, 16h30 e 17h40; o segundo no domingo às 17h40) ou da blogger Maria João (Joland Blog, com foco nas mulheres viajantes, às 14h20 de domingo).

A feira tem, inclusive, uma pré-inauguração especial esta sexta-feira à noite – é só para convidados no local, mas pode ser vista por todos: acolhe o programa Governo Sombra, que será transmitido “ao vivo e em exclusivo” a partir das 21h na TVI24.

As brochuras, promoções e outras informações sobre o Mundo Abreu (que abre no sábado das 10h às 22h e domingo das 11h às 20h) podem ser consultadas no site oficial.

Sugerir correcção
Comentar