Desta vez, a música portuguesa gosta dela própria num piquenique em Viana do Castelo

A segunda edição do piquenique organizado pelo projecto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria realiza-se no domingo, dia 7 de Abril, no Parque da Cidade de Viana do Castelo.

Foto
DR/Nicole Sanchez

Depois do sucesso alcançado com a primeira edição do piquenique, realizado em Janeiro de 2018 em Monforte da Beira, o projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPAGDP) vai rumar a Viana do Castelo, este domingo, 7 de Abril, para mais uma iniciativa que promete ser muito mais do que um convívio musical. O objectivo é reunir, fora dos grandes centros urbanos, músicos, amadores ou profissionais, dos mais variados cantos do país e celebrar o património etnomusicológico português que já se tinha como esquecido.

A partilha musical e gastronómica dá-se de forma orgânica, já que para participar no evento não é necessário qualquer tipo de requisito prévio. Basta as pessoas aparecerem com o seu farnel e, caso queiram actuar, fazerem-se acompanhar de um instrumento ou apenas da sua voz. A espontaneidade é explorada ao máximo e renuncia-se a elementos supérfluos que podem minar a naturalidade típica destes costumes. De facto, é assim que Tiago Pereira, criador do projecto AMPAGDP, explica ao P3 a ausência de um palco que poderia fragmentar o espírito de união e partilha desejados: “O objectivo é estarmos todos juntos e reforçarmos que somos todos iguais. Este dispositivo parece estar esquecido.”

No ano passado, cerca de 400 pessoas passaram pelo piquenique de Monforte da Beira, um número que surpreendeu a organização, tanto pela dimensão como pelo empenho demonstrado pelo público que “dormiu de véspera” no recinto do evento. Na edição de este ano, e face ao sucesso alcançado em 2018, espera-se “um alto grau de mobilização”, já que foram muitos os contactos encetados por potenciais interessados no sentido de perceber se as condições climáticas desfavoráveis podem motivar o cancelamento do evento. Ainda assim, e caso as previsões de chuva se confirmem, a iniciativa decorrerá no Pavilhão de Santa Maria Maior. 

De facto, nem a distância que separa Viana do Castelo dos restantes pontos do país parece assustar Tiago Pereira que enaltece a vontade dos participantes em contrariar o “espírito preguiçoso” da população que já se esqueceu do que é fazer planos e encontros cara-a-cara. Segundo o próprio, o modelo de piquenique promovido pela AMPAGDP deve ser “replicado”, uma vez que representa um “modelo social” oposto ao praticado actualmente.

Foto
Cerca de 400 pessoas participaram, em 2018, no primeiro piquenique da AMPAGDP DR/Nicole Sánchez

O projecto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria surgiu em Janeiro de 2011 devido à necessidade de Tiago Pereira, realizador de profissão, ver documentado e mapeado o património artístico popular português, o que inclui cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas ou danças. E mostra como, para lá do levantamento exaustivo feito a partir dos anos 60 pelo etnomusicólogo corso Michel Giacometti, ao longo de três décadas, ainda há muito para descobrir por esse país fora. 

Há oito anos que Tiago dedica o seu tempo a percorrer o país e a eternizar estas experiências culturais protagonizadas por pessoas reais – são estas mesmas pessoas que no piquenique têm oportunidade de levar a sua arte a sítios que seriam impensáveis. Actualmente, a página do Vimeo associada ao projecto conta com 42 000 vídeos publicados. Para além desta página, a iniciativa possui também um site próprio onde é também possível aceder a todo o acervo de recolhas, organizadas por regiões.

Para o criador de A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, o projecto deve ser interpretado como uma forma de “activismo social que visa honrar a memória cultural portuguesa”. A luta do grupo que o acompanha na associação homónima passa por derrubar os muros criados pela indústria musical que deixou de se preocupar com aqueles que não pertencem às massas e que ignora os meandros da cultura portuguesa.

Texto editado por Abel Coentrão

Sugerir correcção
Comentar