Imagens “quase” inéditas: John Lennon e Yoko Ono estão outra vez numa cama de hotel

A célebre sessão em que o casal de artistas reuniu jornalistas no seu quarto do Hilton de Amesterdão volta aos jornais. No domingo reapareceram imagens que estavam esquecidas há 50 anos.

Foto
dr

Uma semana numa suite de hotel a receber jornalistas e a falar da paz e do amor. Ou, na versão do lendário músico John Lennon e da sua mulher, a artista Yoko Ono, uma semana de lua-de-mel. Foi assim em 1969, num dos quartos do Hilton de Amesterdão e as imagens desse bed-in pacifista correram mundo. Neste domingo, na Holanda, o público recuperou 30 minutos delas. Compõem a segunda parte de um documentário filmado por jornalistas holandeses, noticia o diário espanhol El País ou o francês Le Figaro.

Estas imagens a cores que dão conta desta acção política do ex-Beatle e de Yoko Ono terão sido difundidas apenas uma vez, logo em cima do acontecimento, e depois desapareceram nos arquivos. 

Os dois casaram-se a 20 de Março de 1969 em Gibraltar e resolveram transformar a sua união num apelo à paz e ao amor organizando, em plena guerra do Vietname, estes invulgares encontros com a imprensa. O escândalo foi imediato e o alcance mediático da mensagem enorme.

O documentário acompanhava as viagens do casal a Amesterdão e Viena e foi agora exibido na íntegra para coincidir com o 50.ª aniversário desta invulgar acção conjunta pela paz. 
A data foi também celebrada pelo Hilton de Amesterdão, que organizou dez dias de visitas guiadas à suite que o casal ocupou, recebendo milhares de fãs.

Conta o diário espanhol, citando programa televisivo holandês Nieuwsuur, que as imagens que podem ser hoje revistas só não foram destruídas por um triz, graças à diligência e curiosidade de um empregado da televisão pública KRO, Jan Hovers.

Foi ele que, durante uma limpeza aos arquivos na década de 1980, impediu que a bobina que tinha na caixa a etiqueta “Lua-de-mel de John Lennon, segunda parte” fosse destruída. Hovers, contou agora ao Nieuwsuur, levou-a para casa e arrumou-a, sem pensar mais no assunto. “Ao que parece tive um tesouro histórico em minha casa durante décadas”, afirmou, mostrando a velha caixa metálica com a bobine e admitindo que sempre pensou tratar-se de uma cópia, nunca lhe tendo passado pela cabeça que seriam imagens únicas, originais. 
Mark Lewisohn, reconhecido historiador dos Beatles, assegurou já tratar-se do “documentário desaparecido”.

No mesmo programa holandês este historiador explica por que considera “natural” que estes 30 minutos de filme tivessem ficado perdidos durante 50 anos: “O John e a Yoko atravessavam uma fase em que faziam, em filme e em áudio, uma crónica da sua vida. No ano de 1969 eles eram basicamente seguidos por câmaras quase sempre. Estavam quase sempre sob o olhar público. Quando se tem tão grande quantidade de filme é fácil perder o rasto a uma parte. Este filme, por algum motivo, separou-se do resto, mas felizmente alguém o guardou durante 50 anos.”


Lewisohn só agora viu pela primeira vez estas imagens. “São muito especiais” e serão um “bom acrescento aos arquivos”, disse ainda à televisão holandesa. “Permite-nos ter mais informação sobre este período… E estão a cores… As outras imagens que passaram no Reino Unido na altura, as que vi, eram a preto-e-branco porque a televisão era assim na altura.”

 

Sugerir correcção
Comentar