Costa prometeu queixar-se da Ordem dos Enfermeiros. PGR confirma “exposição”

Primeiro-ministro disse no início de Fevereiro que ia apresentar queixa às autoridades por considerar que houve envolvimento em actividades sindicais, proibidas por lei às ordens profissionais.

Foto
Bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, com a ministra da Saúde, Marta Temido LUSA/MÁRIO CRUZ

No início de Fevereiro, o primeiro-ministro António Costa afirmou numa entrevista à SIC que ia “comunicar às autoridades judiciárias” comportamentos da Ordem dos Enfermeiros e da bastonária Ana Rita Cavaco que considerava que violavam a lei das ordens profissionais. O anúncio foi feito a propósito das chamadas greves cirúrgicas. Esta segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao PÚBLICO ter recebido “uma exposição da ministra da Saúde”.

Na mesma resposta, a PGR adiantou que “perante o teor da referida exposição foram solicitados esclarecimentos ao ministério sobre qual o concreto alcance visado, por cuja resposta ainda se aguarda”.

O PÚBLICO questionou o Ministério da Saúde sobre quando foi entregue esta exposição, se já prestou os esclarecimentos adicionais e quais os casos em concreto que apresentou à PGR. Mas não obteve resposta.

As declarações de António Costa foram feitas no início de Fevereiro, quando decorria a segunda greve dos enfermeiros centrada nos blocos operatórios. Uma paralisação semelhante a outra que ocorreu no final do ano passado, por 40 dias, e que levou ao adiamento de mais de sete mil cirurgias.

Nessa entrevista, o primeiro-ministro admitia recorrer à requisição civil para travar a greve dos enfermeiros — o que veio a acontecer — e afirmou que iria “comunicar às autoridades judiciárias” actuações da bastonária que considerava que violavam a lei das ordens profissionais que, lembrou, “proíbe expressamente o desenvolvimento de qualquer tipo de actividade sindical”. “Manifestamente a Ordem dos Enfermeiros, em particular a senhora bastonária, tem violado [a lei] com essa actuação”, salientou.

Em reacção à entrevista, a bastonária Ana Rita Cavaco afirmou ao PÚBLICO que a Ordem dos Enfermeiros tem “cumprido estritamente” aquelas que são as competências estipuladas no seu estatuto.

Foi também por essa altura que o secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos suspendeu as relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros. “A decisão tem por base as posições que têm sido tomadas pela bastonária em sucessivas ocasiões e, em particular, no que diz respeito à ‘greve cirúrgica’, que tem vindo a apoiar publicamente, incentivando à participação dos profissionais”, referia a nota do ministério.

As relações foram entretanto reatadas e recentemente a bastonária Ana Rita Cavaco acompanhou o primeiro-ministro e a ministra da Saúde no périplo que fizeram a serviços de saúde. Com Mariana Oliveira

Sugerir correcção
Comentar