No New York Times, a calçada portuguesa é um “tapete de pedra”

Jornal norte-americano destaca a calçada num passeio por Lisboa, a sua arte, a sua escola e os seus mestres.

,Arte
Fotogaleria
A homenagem a Amália por Vhils na calçada na Rua de São Tomé, em Lisboa. A peça chama-se precisamente "Calçada" DR
Calçada portuguesa
Fotogaleria
mara carvalho
,Bairro Alto
Fotogaleria
Daniel Rocha
Jonas Vildmark na área de Bushcraft no Explore 2019
Fotogaleria
Daniel Rocha
Fotogaleria
Miguel Madeira
Portugal
Fotogaleria
JOSE MANUEL RIBEIRO/Reuters
Monumento
Fotogaleria
A homenagem ao Calceteiro nos Restauradores DR/CML
Fotogaleria
A homenagem ao Calceteiro nos Restauradores DR/CML
Lisboa
Fotogaleria
Detalhe da homenagem a Amália por Vihls na calçada na Rua de São Tomé, em Lisboa DR/CML
Fotogaleria
Calceteiro em acção nas ruas de Lisboa MIGUEL MADEIRA/MIGUEL MADEIRA

“Em Lisboa, um tapete de pedra sob os seus pés”. Foi com este título que o The New York Times publicou, este fim-de-semana, um artigo dedicado à calçada portuguesa, debruçando-se sobre a sua história, o seu valor artístico e, particularmente, focando-se nos calceteiros, incluindo as suas colaborações com novos artistas: logo a abrir, uma fotografia da obra projectada por Vhils para Alfama em homenagem a Amália.

"São um tapete no qual as pessoas muitas vezes não reparam", disse ao jornal Luísa Dornellas, directora do departamento de formação da autarquia lisboeta que integra a Escola de Calceteiros – uma frase marcante que inspirou o título e artigo.

Pedro Cunha
Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Pedro Cunha

Referindo-se à forma como no país a calçada, que também quer ser Património da Humanidade pela UNESCO, é considerada uma “obra de arte", que os portugueses também espalharam pelo mundo, o jornal debruça-se sobre a arte dos calceteiros e a formação de novos mestres, analisando a criação da escola em 1986 (de onde, sublinham, já saíram 224 profissionais), assim como o trabalho desta para arquivar um conhecimento que noutros tempos era apenas oral.

Detalhando-se a história da dispersão da calçada por Lisboa, desde meados do século XIX até espalhar-se pelas praças e artérias – chegando depois a muitas partes do mundo, ao “Rio, Angola, Macau, Moçambique”, como refere Luísa Dornellas –, o jornal acompanha ainda o mestre calceteiro Jorge Duarte, que explica o processo de criação e desenhos da calçada, durante algumas horas de trabalho. Indica-se até qual o símbolo que serve de assinatura às criações do mestre Duarte – todos os calceteiros têm uma, no caso é um coração. Como se diz no artigo, no caso de desenhos na calçada portuguesa, apesar dos recorrentes temas marítimos ou históricos, “a imaginação é o limite”.

Foto
Memorial John Lennon, Nova Iorque Mike Segar/Reuters

O artigo, assinado pela jornalista Kathleen Beckett e publicado no sábado, termina com as estátuas que prestam tributo aos calceteiros e que estão colocadas nos Restauradores, lembrando ainda, pelo meio, uma curiosidade luso-americana: “Nos EUA há alguns exemplos [de calçada portuguesa], sendo o mais notável talvez o do memorial a John Lennon, no Central Park de Nova Iorque". Neste lê-se, precisamente, “Imagine”. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários