Dominado incêndio em Castelo de Paiva

O fogo foi dado como cirscuncrito durante a manhã de sábado.

Foto
LUSA/PAULO NOVAIS (arquivo)

O incêndio que lavrava em Castelo de Paiva desde a tarde de sexta-feira foi dado como dominado pelas 8h30 de sábado, mantendo-se no local 220 homens e 64 viaturas, disse à Lusa fonte do CDOS de Aveiro.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, entre as 6h e as 8h esteve um meio aéreo envolvido no combate às chamas, mas por esta altura “já não é necessário”, estando a decorrer as operações de rescaldo.

Cerca das 00h45 de sábado, o incêndio continuava com uma frente activa, que lavrava em direcção ao rio Paiva, numa zona de acessos difíceis, mas estava a evoluir de forma favorável.

O fogo começou na sexta-feira, por volta das 15h50, em Castelo de Paiva, onde afectou as localidades de Bairros e Real, e progrediu para o concelho de Arouca, nomeadamente para Serabigões, não havendo registo de feridos nem de habitações ou povoações ameaçadas.

Durante a tarde de sexta-feira, outra frente de fogo, entretanto controlada, chegou a ameaçar algumas habitações entre as freguesias de Bairro e Real.

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, declarou à Lusa não haver casas em risco e que os bombeiros vão prosseguir o combate durante a noite, esperando-se que “tudo esteja resolvido quando o sol nascer”.

Gonçalo Rocha adiantou que este fogo afecta uma zona “completamente diferente” do grande incêndio de Outubro de 2017, que destruiu cerca de metade da mancha florestal do concelho.

Sugerir correcção
Comentar