Primeiras análises ao bebé de Évora com suspeita de Legionella deram negativo

O bebé com um mês de vida está internado “com um quadro de infecção respiratória ligeira”.

Foto
ANTÓNIO CARRAPATO

As primeiras análises ao bebé que foi internado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) com suspeita de estar infectado com a bactéria da Legionella deram resultado negativo, informou este sábado a unidade hospitalar.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o HESE indicou que “as primeiras análises provisórias realizadas pelo Instituto Ricardo Jorge deram resultado negativo”, nomeadamente as de “antigenúria e PCR para a Legionella”.

“O instituto está a realizar protocolo para estas situações de suspeita” e vai prosseguir com “análises complementares”, acrescentou o hospital.

O bebé com um mês de vida está internado “com um quadro de infecção respiratória ligeira”, segundo divulgou, na sexta-feira, o HESE, que não excluía “a possibilidade de se tratar de infecção por Legionella”.

De acordo com o HESE, o bebé nasceu no dia 28 de Fevereiro deste ano no hospital de Évora e teve alta médica no dia 3 de Março, mas recorreu ao Serviço de Urgência Pediátrica no dia 27 de Março, ou seja, “24 dias após alta”.

A unidade hospitalar afastou, por isso, “a hipótese de se tratar de infecção adquirida na instituição”, uma vez que este tempo “é muito superior ao período de incubação”, que é entre “dois a 10 dias”.

“A família foi devida e atempadamente informada e a criança encontra-se com o tratamento adequado”, estando a sua “situação clínica melhorada”, acrescentou.

O HESE sublinhou que “não existe nenhum outro caso suspeito”, pelo que este será “um caso esporádico”, e que “a situação não representa qualquer risco de transmissão nem para as restantes crianças em internamento, nem para os profissionais do hospital”.

A bactéria Legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até dez dias.

A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.

Notícia actualizada às 15h51 de dia 30 de Março. As primeiras análises ao bebé deram negativo​

Sugerir correcção
Comentar